2014/12/29

Windows Phones com menos RAM fazem mais downloads


A Microsoft revelou as estatísticas sobre o download de apps para os seus Windows Phone, e curiosamente fica demonstrado que a grande maioria dos downloads é feitos por equipamentos com pouca RAM - os modelos mais económicos.

Talvez não haja motivo para ficar surpreendido, afinal são os modelos mais económicos que têm sido responsáveis pelo crescimento da plataforma - modelos como os Lumia 520, 620 e sucessores, e que têm apenas 512MB de RAM.

Nunca fomos fãs da decisão da MS em lançar modelos com RAM reduzida (nos Windows Phone 7 isso referia-se a modelos com 256MB de RAM; nos WP8 a memória mínima passou a 512MB), e que implicam que estes modelos possam não ter acesso a todas as funcionalidades e apps disponíveis.

Mas com estes resultados, fica reforçada a ideia de que os developers se deverão esforçar por lançar apps que corram nestes equipamentos, uma vez que é aqui que se encontra a maior parte do mercado para esta plataforma. Só que é também possível que, ao tentar garantir que a sua app funcione em dispositivos com 512MB de RAM, simplesmente cortem funcionalidades... que depois deixarão os possuidores de Windows Phones mais potentes com equipamentos que ficam subaproveitados.

Por muito que eu compreenda o desejo dos fabricantes em reduzirem os custos ao máximo... há que ter em conta que a diferença entre ter 512MB ou 1GB de RAM é coisa para ficar por 2 ou 3 dólares, no máximo. Por isso... penso que já não há desculpa para que não se use 1GB de RAM com base, e se vá dizendo adeus aos modelos com 512MB (que nunca deveriam ter sido lançados, aproveitando o corte que o Windows Phone 8 representou para os dispositivos anteriores.)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)