2015/01/01

NASA explora bases flutuantes em Vénus


Embora Marte seja actualmente o centro das atenções das missões espaciais, e o próximo grande objectivo de ver o Homem pisar o seu solo, há outros planetas no sistema solar que merecem a nossa atenção: para Vénus, a NASA propõe a criação de bases flutantes.

À primeira vista, Vénus seria um planeta muito mais adequado para iniciarmos a nossa exploração espacial: está mais perto da Terra e tem um tamanho mais próximo do nosso planeta. Temos só o "pequeno" problema de ter atmosfera ácida 90 vezes mais densa que a nossa e uma temperatura média no solo de mais de 450ºC (surpreendentemente, a sonda russa Venera 13 conseguiu sobreviver a este ambiente extremo durante 127 minutos em 1982). Mas a NASA propõe uma forma simples de contornar este problema..


Se em vez de colocarmos os astronautas no solo usarmos bases flutuantes a 48km de altura, teremos um ambiente com a pressão atmosférica da Terra, e uma temperatura de "apenas" 74ºC que seria mais facilmente gerida. Para além disso não haveria falta de energia solar, e mesmo em caso de ser necessário abortar a missão haveria muito mais possibilidades de se terem rotas disponíveis para regressar à Terra (que em Marte apenas ocorrem a cada 2 anos - a não ser que se optem por rotas alternativas ainda em fase de estudo.)

Parece que afinal sempre poderemos vir a ter uma cidade nas nuvens, como popularizada em muitos filmes de ficção científica.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)