2015/01/01

O "futuro" que se tornou realidade em 2014


Muitas vezes estamos tão concentrado nas coisas que esperamos ter no futuro, que nem temos a percepção de tudo o que já foi conseguido "no presente". Em 2014 temos inúmeras coisas que se tornaram possíveis, e que poderia ser consideradas ficção científica... agora tornadas realidade.

O site io9 mostra-nos 15 previsões futuristas que se tornaram realidade em 2014, e embora algumas delas sejam apenas os "primeiros passos", é fácil imaginar-se o que isso poderá permitir daqui por mais alguns anos.


1. Telepatia assistida tecnologicamente

Transmitir pensamentos de uma pessoa para outra deixou de ser ficção científica, com duas pessoas (uma em França outra na Índia) a terem conseguido comunicar apenas pelo pensamento. Embora apenas tenham tido "olá" já nos faz imaginar o dia em que poderemos comunicar com outras pessoas sem necessitar de palavras, ou interagir com os assistentes digitais meramente pensando no que se quer saber - e tendo a resposta transmitida directamente para o nosso cérebro.


2. A NASA enviou uma ferramenta por email para a ISS


A impressão 3D é algo que tem revolucionado o processo de fabrico em Terra... e também fora dela. A NASA já enviou por email uma ferramenta que foi impressa a bordo da estação espacial ISS em órbita, dispensando o período de espera de semanas ou meses que está habitualmente associado ao envio de algo para lá.


3. Médicos já usam animação suspensa


Não é algo recomendável, e tem sido apenas utilizado em situações críticas onde o paciente já não tenha qualquer outra esperança - substituindo o seu sangue por um fluido refrigerado que permite desacelerar as funções metabólicas e reduzir o consumo de oxigénio.


4. Armas laser


Seria bom não gastarmos milhões no desenvolvimento de armas, mas ao menos que sejam armas que permitam uma precisão que possa garantir que se atingem os alvos e reduzam efeitos colaterais. A marinha dos EUA já testa armas laser que, ao contrário do que vemos nos filmes, acertam sempre naquilo para onde se aponta.


5. Cérebro de um verme colocado digitalmente num robot



Onde acaba a vida e começa a tecnologia? Poderá ser cada vez mais complicado descobrir, com cientistas a terem criado digitalmente o cérebro de um verme e colocando-o num robot... que sem surpresas começou a comportar-se como um. (Dá que pensar quando chegarmos ao ponto de sermos capazes de recriar digitalmente cérebros de animais mais complexos, e eventualmente um cérebro humano - ou superior.)


6. Um computador resolveu um problema matemático que não pode ser verificado por humanos



Os computadores são bons com números, e são-no ao ponto de já encontrarem soluções para problemas matemáticos que simplesmente não podem ser verificados por humanos. Neste caso a solução para um problema é uma sequência de números que se estende por vários gigabytes, sendo humanamente impossível fazer a verificação "à mão".


7. Cromossoma artificial criado de raiz


Investigadores criaram um cromossoma inteiramente sintético e funcional, e com alterações que não só permitem adaptá-lo para diversas funcionalidades, como também facilitar o processo de editar os próprios genes. É o consagrar da programação biológica... e o abrir portas para tudo o que isso pode permitir.


8. Empresa coloca programa de I.A. na lista de directores


Na sequência de que as máquinas podem ser melhores que os humanos em determinadas tarefas, temos uma empresa que colocou um programa de inteligência artificial como membro da direcção, e com direitos idênticos ao dos restantes directores. A ideia é que seja capaz de analisar terabytes de dados e aperceber-se de tendências que escapariam a qualquer analista humano.


9. Amputado recebe dois braços robot controlados pelo pensamento


Ter um braço biónico controlado pelo pensamento é algo que muitos desejariam, mas em 2014 tivemos o primeiro caso de alguém que o fez duplamente, conseguindo controlar dois braços robóticos simultaneamente usando o pensamento.


10. Campo de invisibilidade no espectro visível


Ainda não é um verdadeiro manto de invisibilidade, mas para determinadas aplicações já permitirá manter fora do campo de visão objectos que tradicionalmente ficaram "a tapar a imagem" - como por exemplo, as mãos de um cirurgião enquanto está a fazer uma operação.


11. Pronomes "assexuados" 


Ele e ela parecem já não ser suficientes para identificar o número crescente de pessoas que não se enquadram nas categorias tradicionais de sexo masculino e feminino. Em países como a Suécia e Canadá já se estão a criar pronomes que permitiram referenciar estas pessoas sem que se sejam ferias susceptibilidades.


12. Uma orangotango foi legalmente reconhecido como "pessoa"


Também no reino animal tivemos novidades curiosas, com o caso de uma orangotango a ter sido reconhecido oficialmente como pessoa a ganhar direito à liberdade do Zoo em que se encontrava. (Só falta começarem a cobrar-lhes impostos...)


13. Balas auto-guiadas para snipers


Acertar num alvo a quase 2km de distância é algo que agora fica ao alcance de qualquer atirador... desde que use uma bala que é capaz de se ajustar em pleno voo de modo a atingir o alvo assinalado por um laser.


14. O panorama de guerra digital torna-se real


Um ataque à Sony e a tentativa de impedir a exibição de um filme deram origem a troca de acusações e aparente retaliações entre EUA e Coreia do Norte numa guerra que usa a Internet como campo de batalha. (Isto enquanto especialistas de segurança continuam a dizer que é pouco provável que a origem do ataque tenha tido origem na Coreia do Norte.)


15. Aterramos um robot num cometa


A missão Rosetta passou mais de uma década adormecida no espaço, mas finalmente cumpriu o seu objectivo largando o pequeno módulo Philae que aterrou num cometa. A aterragem não correu como previsto e saltitou para uma zona de sombra onde ficou com as baterias descarregadas, mas espera-se que daqui por alguns meses a aproximação ao Sol permita reactivá-lo.


Que novas coisas o ano de 2015 nos trará?

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)