2015/01/02

Oppo lança ColorOS 2.0 "roubado" à OmniROM?


A Oppo tem conseguido manter uma posição "simpática" junto da comunidade Android, mas parece ter cometido um erro absolutamente ridículo e desnecessário: lançando o seu ColorOS 2.0, que afinal descobriu-se ser apenas uma cópia da OmniROM... cheia de bugs.

Não faltam versões Android alternativas, e a OminROM popularizou-se por disponibilizar um sistema de multi-janelas. O que era evitável era uma marca como a Oppo anunciar o seu ColorOS 2.0 (ainda baseado no KitKat, diziam) mas que se veio a descobrir ser apenas uma versão modificada da OmniROM - e ainda por cima cheia de bugs.

Em vez de usarem como base a OmniROM em versão estável, foram buscar as versões de desenvolvimento, em que muitas funcionalidades ainda não estão implementadas (ou estão apenas parcialmente a funcionar), fazendo com que os utilizadores Oppo que se aventurassem a experimentar esta nova versão descobrissem que a câmara, NFC, e outras coisas não funcionassem. Pior ainda, deliberadamente tiraram todas as referências à OmniROM que lhe deu origem, como se quisessem esconder o que tinham feito.

Sem surpresas, o caso tem dado bastante que falar, com os fórums a estarem inundados de reacções dos utilizadores. Eu só pergunto: era mesmo necessário fazer algo assim? Custava muito ter mantido a referência à OmniROM como sendo o sistema escolhido pela Oppo para o seu ColorOS?

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)