2015/02/19

Sony também vende cartões de memória "audiófilos" a preços inflacionados


Depois do cabo ethernet que melhora o som, eis que temos um cartão de memória que também promete qualidade sonora superior - e que desta vez nos chega de uma marca cujo historial e tradição nos faria pensar que não recorreriam a este tipo de esquemas: a Sony.

A Sony é uma marca que está intimamente ligada ao som e imagem, e recentemente até tem voltado a apostar nos produtos com qualidade de som "superior", como o seu novo walkman. Mas agora parece demonstrar que chegou a um ponto em que está disposta a promover a estupidificação do público, com um cartão de memória concebido especialmente para os ficheiros de som de alta qualidade: o SR-64HXA.

Trata-se de um cartão microSDXC Class 10 de 64GB, que poderia ser igual a qualquer outro cartão idêntico no mercado, não fosse o facto de custar cinco vezes mais. Em vez do preço habitual na ordem dos 30 euros que encontramos para estes cartões, este tem um preço que vai para os 150 euros.

O justificativo técnico é o de que este cartão produz "menos ruído eléctrico", uma explicação que não irá convencer todos aqueles que sabem que estamos a falar de dados digitais - e que mesmo que se contemplasse a hipótese do cartão poder interferir com o circuito responsável pela conversão dos dados digitais para "som"... então nesse caso será melhor também contemplarem a compra de um bunker para garantir que não têm interferência dos sinais WiFi, transmissões de rádio e TV, e partículas cósmicas que poderão igualmente afectar a fiel reconstrução do som "perfeito". Mas o que mais nos interessa saber é se, por ter esta capacidade para som de qualidade superior, não ficará sujeito a uma taxa adicional por gigabyte face à que teremos que pagar pelos cartões de memória normal. ;P


Não admira que depois tenha que estar em reestruturações constantes para ficar apenas com as partes que dão lucro (que neste momento são a PlayStation e a produção de sensores de imagem).

1 comentário:

  1. Este novo cartão deve ter o condão de transformar um ficheiro mp3 de 320kbps num ficheiro flac de 96.00 KHz... Seria fantástico.

    ResponderEliminar