2015/04/29

Apple não permite apps de relógio no Apple Watch

Que o Apple Watch foi/é um produto que teve um processo de desenvolvimento acelerado, já todos sabíamos; o que não se esperava era que a Apple cometesse o mesmo erro que o Google cometeu no Android Wear, não contemplando de início a possibilidade dos developers criarem apps de "relógio".

Já tinha sido caricato que o Android Wear, concebido especialmente para smartwatches, não contemplasse de origem a possibilidade dos developers criarem os seus próprios "mostradores de relógios", tendo que recorrer a técnicas não oficiais, mais gastadoras de energia, para o fazerem - até finalmente o Google adicionar essa funcionalidade mais tarde e resolver o assunto.

Agora, é a Apple que volta a fazer o mesmo: indicando expressamente que não permitirá apps para o Apple Watch cuja função principal seja mostrar as horas. Uma restrição que se poderá entender pelo facto da Apple querer lançar o Apple Watch quanto antes e ainda não ter dedicado tempo suficiente à forma como vai garantir que os eventuais relógios de outros developers não causam consumo exagerado; ou então, sendo uma forma de garantir que os utilizadores iniciais irão passar algum tempo a explorar as inúmeras possibilidades de personalização dos diversos mostradores disponibilizados pela Apple de origem.

De qualquer forma, é preciso não esquecer que o iPhone só se tornou no sucesso que é, depois da Apple permitir que corresse apps de terceiros (lembram-se do iPhone original, só com acesso às apps da Apple que nele vinham instaladas? - pois...) e limitar a criatividade dos developers ao não permitir que o Apple Watch possa ter relógios para além daqueles que a Apple disponibiliza, parece-me uma má opção, que esperamos ver corrigida no futuro com uma actualização do sistema, tal como aconteceu com o Android Wear.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)