2015/04/29

Microsoft vai correr apps Android no Windows?


A Microsoft vai realizar a sua conferência Build para developers esta semana, e há quem diga que vai aproveitar a oportunidade para fazer um anúncio que não deixará de ser surpreendente: de que irá correr apps Android no seu Windows 10.

Quem o diz é Paul Thurrot, que não sendo capaz de adivinhar o futuro, tem uma reputação a manter quanto ao tipo de declarações que faz, e tem bons contactos (faz o podcast Windows Weekly com Leo Laporte e Mary Jo Foley).

Correr apps Android no Windows 10, nos PCs, tablets e Windows Phones, não seria nada tecnicamente muito complicado - e há que relembrar que o próprio Google recentemente trouxe as apps Android para o Chrome, o que não deixa de colocar em "xeque" a tal promessa da Microsoft de ter apps universais. A grande questão seria mais "política", com o sinal que a MS enviaria aos developers e utilizadores com esta decisão.

Para os utilizadores, seria simpático poderem usar apps Android nos seus dispositivos Windows, mas sendo esse o caso, porque motivo se sentiriam motivados para que o seu próximo smartphone fosse um Windows Phone, especialmente considerando que a MS tem desenvolvido excelentes apps dos seus serviços para iOS e Android?

Resta ainda a possibilidade de a coisa ter sido mal interpretada, e que o que a Microsoft irá anunciar é que as apps Windows poderão também correr no Android, tornando-as verdadeiramente "universais", e tentando assim cativar os developers a usarem o Windows como plataforma primária de desenvolvimento (já se vai preparando o suporte para Android no Visual Studio).

Seja qual for a opção, deveremos ficar a conhecer ao longo dos próximos dias (a Build 2015 começa hoje e prolonga-se até ao dia 1 de Maio).

1 comentário:

  1. Não me admirava nada...vejo a Microsoft a apostar muito no mundo android nos ultimos tempos

    ResponderEliminar