2015/04/28

Notícias do Dia

O Apple Watch mais barato tem ecrã mais legível que os modelos mais caros com vidro safira; Tesla poderá revelar pack de baterias para as casas ainda este mês; a Garmin juntou o útil ao agradável e criou um navegador GPS com dash-cam incorporada; e no Reino Unido os funcionários de cinemas já podem ganhar mais dinheiro a caçar piratas do que a fazerem o seu trabalho.

Seguem-se as notícias do dia, numa semana em que já temos um novo gadget para te oferecer:

Google "faz as pazes" com agências noticiosas europeias


As relações entre o Google e jornais europeus (e não só) não têm sido as melhores, com autênticos duelos sobre quem precisa mais de quem (e onde o Google tem levado a melhor), mas o gigante americano vem agora tentar amenizar o ambiente com o The Digital News Initiative.

Esta iniciativa cria um fundo de 150 milhões de euros para, em parceria com os jornais e agências noticiosas, incentivar a produção de jornalismo de qualidade, com programas que se focarão em várias áreas: formação, desenvolvimento, e apoio à inovação. Vamos lá ver se será suficiente para apaziguar os jornais europeus... ou se em breve estarão a pedir mais alguns milhões...


WiFi já detecta respiração e frequência cardíaca dos ocupantes de uma sala


Andar com braceletes e sensores para detectar o nosso ritmo cardíaco e de respiração poderá no futuro tornar-se uma coisa do passado; pois isso é algo que pode ser feito com enorme precisão usando-se apenas os sinais WiFi que já percorrem as nossas casas. Investigadores do MIT criaram um sistema que permite analisar em detalhe as diminutas diferenças que a respiração e batimento cardíaco têm nos sinais de rádio, e conseguem dessa forma detectar esses dados sem que se tenha que usar qualquer aparelho extra.


Google quer antecipar-se ao trolls na compra de patentes


As patentes podem ser um dos bens mais valiosos de uma empresa, e em tempos de dificuldade podem ser uma forma "fácil" de fazer dinheiro, com a venda das mesmas aos chamados "patent trolls" que acumulam o maior número possível de patentes para depois processarem tudo e todos.

Mas o Google quer complicar-lhes a vida, antecipando-se aos mesmos e disponibilizando-se comprar essas patentes. Os proponentes têm apenas que preencher os dados referentes à mesma e o preço pretendido, e o Google responderá "sim ou não".

(Esperemos apenas que no futuro não seja o Google a tornar-se num patent troll. ;)


Sky encerra o seu canal 3D



Demorou, mas a Sky rendeu-se finalmente às evidências de que a promoção dos conteúdos 3D, que tanto foi usado para vender novos televisores, não passou de uma "palhaçada" - e encerra finalmente o seu canal de conteúdos exclusivos 3D (que já nem se exibiu os jogos de futebol em 3D da última temporada). Como sempre, os departamentos de media encarregam-se de fazer o anúncio de forma mais alegre, dizendo que os conteúdos 3D passam agora para a secção "on-demand"... onde poderão morrer em paz, longe do olhar do público.

... Vamos lá ver se investem em conteúdos Ultra HD com a mesma velocidade que investiram no 3D... pois aí já se poderia ter melhores resultados.


Spotify confirma o "generation gap" musical entre pais e filhos


Não conhecem nenhum dos artistas e bandas que os mais novos ouvem actualmente? Não têm que se preocupar, o Spotify acaba de confirmar aquilo que já se sabe: de que os gostos musicais vão divergindo dos "mais actuais" à medida que se vai envelhecendo, estabilizando por volta dos 30 anos. E por isso, dá-se também o fenómeno de que os filhos ficam a uma "geração" de distância dos pais, musicalmente falando (tal como provavelmente vos acontece em relação aos vossos pais.)


Curtas do Dia

Resumo da Madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)