2015/04/08

Popcorn Time prestes a chegar ao iOS sem jailbreak


O Popcorn Time tem sido um dos projecto mais odiados dos últimos tempos pela indústria de Hollywood, colocando praticamente todos os filmes a um simples clique de distância sem que os utilizadores tenham que saber sequer o que são "torrents" ou "P2P" - e agora, está prestes a chegar ao iOS sem necessidade de jailbreak.

O Popcorn Time tornou-se num sucesso imediato entre todo o tipo de utilizadores, mostrando-nos como seria um mundo onde todo e qualquer filme estivesse à distância de uma simples pesquisa - um pouco ao estilo do que seria tê-los no YouTube, ou se todos os conteúdos da TV estivessem disponíveis "por pedido".

Claro que pouco demorou para que os responsáveis pelo projecto original tivessem que o encerrar devido às pressões, mas isso não evitou que outros continuassem com o projecto, que desde então tem apostado em se tornar cada vez mais resistente a todo o tipo de ataques: primeiro com a aposta nas VPNs, mais recentemente revelando as suas intenções de usar um sistema 100% P2P que remova qualquer ponto que pudesse ficar vulnerável a eventuais ataques de qualquer entidade.

O Popcorn Time está disponível para todas as plataformas (Windows, Mac, Linux, Android e iOS) mas para esta última era necessário recorrer ao jailbreak; uma obrigação que agora parece estar prestes a desaparecer. Os responsáveis dizem que em breve será possível instalar o Popcorn Time num iOS sem jailbreak recorrendo a um pequeno utilitário - o IOSinstaller - que permitirá fazer a instalação directa da app, correndo-se o instalador num computador com o iPhone lá ligado.

Como sempre, este é o tipo de técnica que deixa muitas margens para que no processo sejam igualmente instalados componentes indesejados - quer no computador, quer no iPhone - pelo que será algo que apenas se poderá recomendar a quem tiver plena confiança neste projecto. Quanto aos mais paranóicos, o melhor será absterem-se disso, evitando receios de que este programa lhes possa estar a espiar as máquinas ou a minar bitcoins em favor de terceiros. (Para estes últimos, o melhor será limitarem-se a usar o programa dentro de uma máquina virtual criada apenas para este efeito... e pronto, problema resolvido.)


Actualização: aparentemente o iOS Installer recorre ao sistema que permite a instalação de apps empresariais sem necessidade de passar pela App Store.

7 comentários:

  1. Aquilo que faltava no iPad.

    ResponderEliminar
  2. Só confio no que vem de https://popcorntime.io pois tem o source sempre actualizado e de onde compilo a minha própria versão. Quanto ao http://www.popcorn-time.se, não era isto anteriormente o Time 4 Popcorn ? Isto já chegou a instalar Malware e tudo.... boa sorte ! Os sources deles não estão actualizados, são datados de Fevereiro 2015 e pior ainda da versão iOS que tem source de Setembro de 2014.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também prefiro o https://popcorntime.io/ que é totalmente opensource

      Eliminar
  3. Não é isto uma outra forma de jailbreak?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não! Instalar uma app fora da App Store não é o mesmo que Jailbreak

      Eliminar
  4. Recorre ao mesmo método dos emuladores?

    ResponderEliminar