2015/05/06

Hugo Barra explica porque motivo a Xiaomi é contra os cartões de memória


São cada vez mais os fabricantes que deixam de criar smartphones com baterias amovíveis e slots para cartões de memória (veja-se o recente Galaxy S6 da Samsung), e no caso da Xiaomi, Hugo Barra explica porque motivo isso acontece.

Se é certo que a Xiaomi tem smartphones com cartões de memória e bateria amovível, para os equipamentos de gama superior a sua opção é afastar-se dessas variáveis. A nível da bateria amovível, essa opção obriga automaticamente a que todo o dispositivo seja concebido de forma a ter uma tampa traseira que permita o acesso à mesma; mas o maior problema acabam por ser os cartões de memória.

Hugo Barra refere a situação que todos bem conhecemos, de que o mercado está inundado de cartões de memória falsificados e de fraca qualidade. Comprar um cartão de "marca" não oferece qualquer garantia de que o mesmo tenha sido mesmo fabricado pela marca, sendo bastante provável que acabe com um desses cartões, e que inevitavelmente venha a dar problemas. Quando o utilizador começar a ter um smartphone que está a crashar, fica lento, etc. começará imediatamente por se queixar do mesmo, não suspeitando que a origem do problema esteja no cartão "de marca" que comprou. Motivos que fazem que seja mais simples cortar o mal logo pela raiz, e evitar o uso dos mesmos.

Quer seja por estes ou por outros motivos, parece estar mais que visto que a tendência será para o desaparecimento gradual dos cartões de memória nos smartphones - especialmente naqueles que já vierem equipados com uma dose considerada "suficiente" de memória.

7 comentários:

  1. Anónimo6/5/15 20:56

    Boa sorte, não compro tlms que não aceitem SD

    Vai para arranjar e não liga para retirar os dados do utilizador?
    Retira-se o cartão de memória.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se compras um telemóvel a pensar que tem que ir para arranjar... Acho que o problema começa aí :)

      Eliminar
    2. Hoje em dia com as "clouds" esse problema de perder dados já não se põe. De resto, depositar a confiança num cartão de memória não me parece a melhor solução... é mais provável que falhe o cartão do que o telemóvel. :)

      Eliminar
    3. Anónimo7/5/15 01:29

      O problema não é o backup em si, mas principalmente não ir fotos de família etc, para quem não se sabe

      Eliminar
    4. Confessa lá, a tua preocupação é as dick-picks como o John Oliver discutiu num programa há semanas atrás. :P

      Como o Carlos disse, essa preocupação já não se põe, porque se o telemóvel não tiver código de desbloqueio, com toda a informação que a pessoa possa vir a ter (Browser, Gmail, Facebook, Whatsapp, etc...), as dick-pics são a menor das preocupações.

      Eliminar
  2. O preço do GB no cartão SD e muito mais baixo. Retirando o acesso ao SD o fabricante tem um lucro muito maior.

    ResponderEliminar
  3. Uma desculpa para vender modelos com mais memória... Uma opção de marketing justificada com a preservação dos dados do cliente.

    ResponderEliminar