2015/05/12

Notícias do Dia

A Vodafone duplicou a velocidade de internet para 100Mbps nos pacotes de fibra; também a Warner Music anuncia que as receitas do streaming já superam a dos downloads de música; a Fixstars tem um disco SSD de 2.5" com 6TB; e o caricato caso de uma empresa de segurança informática que fazia os próprios ataques a empresas para depois ir oferecer os seus serviços como sendo necessários para os prevenir.

E antes de passarmos às notícias do dia, relembro que continua a decorrer o passatempo 10 Anos Kuanto Kusta, e que esta semana o gadget que temos para oferecer é um telemóvel "cartão".


iPad "Pro" poderá ter touchscreen sensível à pressão e stylus



O iPad Pro de grandes dimensões que se esperava para este ano parece ter sido adiado para 2016, mas os rumores continuam sobre aquilo que poderá trazer. Um dos últimos refere que a Apple está a testar novas tecnologias de touchscreens que permitirão detectar a pressão com maior precisão, fazendo antever que este iPad contará com essa funcionalidade (possivelmente também fazendo diferenciação entre toques de dedos e de stylus).

Esta tecnologia também pode ser aplicada em ecrãs curvos e flexíveis, mas não me parece que em 2016 já se possa ter um iPad "de enrolar".


Skype Translator agora disponível para todos


Querem ver que tal o sistema de tradução em tempo real do Skype funciona? Agora será mais fácil, pois a Microsoft removeu a necessidade de se registarem e pedirem o acesso a esta app ainda em fase experimental. O Skype Translator pode traduzir chamadas de voz em Inglês, Espanhol, Italiano e Mandarim, e muitas mais em conversas via chat.

Aos poucos, lá vamos chegando ao ponto em que será possível falar em qualquer língua do mundo... e certamente apanhar muitas traduções "sem sentido"! :)


iOS ainda domina nas empresas mas perde terreno para o Android



O iOS ainda tem a fatia de leão nas empresas, com 72%, mas registou um decréscimo de 1% enquanto que o Android continua a subir e já chega aos 26% (os Windows Phone continuam sem expressão, com apenas 1%). Com a forte aposta que o Android tem feito neste segmento (com as apps "for Work") é de prever que a tendência de aproximação se acentue no futuro.

A grande incógnita será saber se a chegada do Windows 10 poderá revitalizar o segmento mobile de Microsoft a ganhar mais expressão.


Carro voador sofre acidente


Os carros voadores ainda não são a realidade com que se imaginava há algumas décadas atrás, mas parece que também com eles a História se repete. Diz-se que o primeiro carro foi também o protagonista no primeiro acidente automóvel da História; e o Aeromobil, mesmo não sendo tecnicamente o primeiro "carro voador", também teve agora um acidente. Felizmente o piloto escapou ileso, certamente ajudado pelo facto de se tratar de um carro com para-quedas.


A diferença das fotografias... do "antigamente" para "agora"


E para terminar com um pouco de nostalgia, uma imagem com piada, mas que não deixa de fazer relembrar algumas memórias bem verídicas do quanto as coisas mudaram. Antigamente, um rolo negativo era tratado como uma "preciosidade", deixando-nos tirar uma vintena de fotos, cuidadosamente tiradas (por vezes demoravam-se semanas a gastar um rolo) que depois eram entregues num estúdio de fotografia, e pacientemente se aguardava pela surpresa do que lá teria saído. (Um grande avanço foi quando em vez de dias, surgiram os laboratórios que faziam as "revelações rápidas", em poucas horas.)

Agora, é fácil tirarmos milhares de fotos... mas a quantas é que realmente damos atenção?


Curtas do Dia


Resumo da Madrugada




Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)