2015/05/08

Notícias do Dia

O Google prepara-se para dar controlo sobre as permissões das apps aos utilizadores; o Windows 10 passará a ter actualizações de forma contínua; o Nubia Z9 combina um ecrã sem margens com partes laterais sensíveis ao toque; uma app para fazer a "limpeza" dos Android; e o protocolo NDN que quer tomar o lugar do TCP/IP para uma nova internet mais eficiente e moderna.

Seguem-se as notícias do dia; com a obrigatória referência aos livros O'Reilly que estamos a oferecer, e ao passatempo do 10º aniversário do KuantoKusta que te pode valer um dos 10 iPhone 6 e Galaxy S6 que estão a ser oferecidos.


Google monopolista e/ou anti-monopolista?


O Google está continuamente envolvido em casos sobre potenciais abusos da sua posição dominante, mas há (pelo menos) uma área onde está a ter uma função completamente oposta: a de fazer abanar a posição dominante... no sector das telecomunicações.


Este sector dominado por gigantes que dividem entre si um "monopólio repartido" tem estado a enfrentar serviços como o Google Fiber, que oferece um serviço de internet "revolucionário" e que obriga os operadores a "mexerem-se"; e mais recentemente teremos que ver o impacto do serviço móvel Google Fi, que oferece chamadas e dados independentemente do país em que se esteja.

Por cá... há anos que se vai falando da abolição do roaming na Europa, sendo algo sucessivamente adiado e feito a "conta-gotas"...

Cyanogen Truecaller



O Cyanogen tem feito uma forte aposta em parcerias que tornem o seu "Android alternativo" mais apelativo, e agora passará a contar com o sistema Truecaller que permite fazer a identificação de números desconhecidos (e conhecidos). Um sistema que facilitará o reconhecimento de números que não interessa atender, funcionando como um Caller ID mais avançado - especialmente para os números indesejados que muitas vezes se tentam esconder atrás do anonimato de números desconhecidos.


30% dos utilizadores do Tinder são casados


O Tinder pode ser a mais popular app actual "de engate", mas não se pense que é frequentada apenas por utilizadores "livres". Um estudo revela que mais de 40% dos utilizadores do Tinder têm parceiros, sendo que 30% deles são casados. A maioria dos utilizadores (45%) tem idades entre os 25 e os 34 anos, e - sem surpresas - temos mais utilizadores (62%) do que utilizadoras.

Enquanto isso, a modalidade paga do Tinder parece estar a ter bastante adesão, resolvendo a questão de como iria este serviço "fazer dinheiro".


Google já deixa encomendar comida directamente dos restaurantes


O Google parece estar disposto a tirar a fome aos utilizadores, e a partir de agora (nos EUA) acrescenta a possibilidade de se encomendar comida directamente dos restaurantes. Basta pesquisar por um restaurante nas proximidades, e veremos um botão de "fazer encomenda", que depois será direccionado para um de vários serviços de entrega ao domicílio (mau era se fosse o Google a fazer a entrega directamente - lá lhe caía uma investigação anti-monopólio em cima!)


Apps Android já rendem mais que iOS... se se contar com as lojas chinesas


Há muitos mais milhões de Androids do que iPhones e iPads, mas no que toca a "cifrões" a plataforma da Apple rende mais dinheiro... Algo que no entanto não é tecnicamente verdade. Se se combinarem as receitas geradas pelas lojas de apps populares na China (Baidu, Tencent, etc) o valor já supera o do iOS.

Claro que continuará a ser mais fácil para um developer disponibilizar apenas uma app no iOS do que estar a gerir o envio da sua app para meia dúzia de "stores", mas... se quiser maximizar as receitas, é o que terá que fazer.


Curtas do Dia


Resumo da Madrugada



1 comentário:

  1. Para complementar a informação sobre o Truecaller: http://www.xda-developers.com/cyngn-to-leech-user-contacts-to-truecaller/

    ResponderEliminar