2015/05/29

Project Jacquard do Google transforma tecidos em trackpads


A interacção com os dispositivos é sempre um elemento crítico, quer seja usando um rato, um teclado, um touchscreen, ou até gestos feitos no ar. Agora, o Google tem um novo projecto experimental que poderá adicionar uma nova modalidade: a de se poder usar a roupa ou qualquer tecido como trackpad com este Project Jacquard.

O Project Jacquard chega-nos da divisão de projectos experimentais do Google (ATAP), de onde têm saído projectos como o Loon, Tango, Ara, etc. E desta vez voltaram-se para os tecidos. O Google vai apresentar oficialmente o projecto hoje no Google I/O, mas basicamente consiste em integrar no tecido elementos condutores que permitem transformá-lo num verdadeiro trackpad, com elevada resolução e até capaz de detectar a pressão.

As potencialidades, como se pode imaginar, são imensas. Não só para as coisas imediatamente mais aparentes: podermos "teclar" sobre as calças ou transformar uma toalha de mesa num interface para um jogo multiplayer; como também para toda uma nova geração de roupas que pode monitorizar com maior detalhe a forma como nos mexemos ou sentamos. Se muitas pessoas já agradecem as braceletes que lhes lembram que estão parados há muito tempo e que seria altura de se levantarem e darem uns passos, imaginem o que seria ter uma cadeira (ou calças) que vos alerta para que corrijam uma postura incorrecta quando estão sentados. E claro, ter um sistema para analisar a nossa qualidade do sono seria também muito mais simples, se usássemos um lençol com esta tecnologia. :)

Resta-nos agora saber se este Project Jacquard vai mesmo chegar ao mercado, ou se será mais um dos projectos do Google que revela boas intenções e muitas potencialidades... mas que depois acaba por não se concretizar.

2 comentários:

  1. Carlos, não sei se reparou ao ver o vídeo do projecto, mas há um português que me parece ter um papel algo proeminente no desenvolvimento do mesmo.

    O nome e o sotaque dele despertaram logo a minha curiosidade, e pelo que conseguir encontrar, ele é mesmo um dos portugueses que trabalham na Google, mais precisamente, em Londres. Chama-se João Wilbert.

    Aí está ele - https://youtu.be/qObSFfdfe7I?t=2m29s

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem apanhado (na altura em que tinha agendado o post ainda não estava o vídeo disponível. :)

      Eliminar