2015/06/30

Microsoft melhorou os Oculus Rift com lentes com menos distorção


Quem experimentar óculos de realidade virtual como os Oculus Rift ficará surpreendido pelo seu amplo campo visual, excelente para criar a ilusão de que estamos realmente dentro de um mundo virtual, mas reparará que nas zonas periféricas a nitidez da imagem deixa um pouco a desejar. A Microsoft resolveu o problema com um novo sistema de lentes, que qualquer interessado poderá replicar.

Como qualquer fotógrafo poderá atestar, quando se trata de lidar com óptica e lentes, normalmente temos "aquilo que se paga". Por algum motivo há câmaras que vêm equipadas com lentes que custam 100€, e depois encontramos lentes "idênticas" com valores dez vezes superior.

Não havendo problemas de orçamento, é possível fazerem-se melhoramentos aos Oculus Rift DK2 com lentes diferentes, como proposto pela Microsoft.


Usando as lentes propostas pela Microsoft, perde-se um pouco do campo visual face às lentes originais, mas obtemos uma nitidez superior e sem aberração cromática nas zonas periféricas. Mais simpático ainda, a MS disponibiliza um ficheiro para que qualquer pessoa possa fazer uma impressão em 3D do adaptador onde colocar estas lentes, para que o possam usar com os seus Rift DK2 (embora refira que será recomendável usar uma impressora 3D de qualidade, devido à pequena dimensão dos encaixes).

Para além disso é também necessário afinar alguns parâmetros no sistema de rendering de modo a que a imagem melhor se adapte ao novo campo visual.


Alterações que até podem ser atractivas para investigadores no campo da realidade virtual (afinal, o público alvo dos Rift DK2, pelo menos até à chegada da versão comercial para o público) mas que também têm um pequeno detalhe que poderá estragar os planos dos interessados: é que as lentes melhoradas que a Microsoft propõe utilizar custam cerca de 180 euros, cada! Ou seja, só em lentes gastar-se-á tanto como o custo de uns Oculus Rift completos.

... Está visto que a era da realidade virtual não virá apenas acompanhada por uma guerra no que diz respeito à resolução e densidade de pixeis nos ecrãs utilizados, mas também referente à qualidade dos elementos ópticos e lentes utilizadas para nos transportar para estes mundos virtuais com a melhor fidelidade visual possível.

2 comentários:

  1. Não me agrada nada a ideia de melhorar a qualidade da imagem á custa da redução do campo de visão, quase para metade. Nem pensar, prefiro esperar pela versão de consumidor que vai sair daqui uns 6 meses!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Diz antes... não me apetece gastar 2x 180 euros para redução do campo de visão... ;)

      Eliminar