2015/06/08

O que se vai perder com a chegada do Windows 10


O Windows 10 já está em contagem decrescente para ser lançado no próximo dia 29 de Julho, e já começou a fazer surgir icons de "reserve já" em milhões de computadores com Windows que permitem o upgrade gratuito. Mas embora este Windows 10 venha cheio de coisas boas, há algumas funcionalidades que vão desaparecer e que, como é habitual, irão sempre dar origem a queixas por parte de alguns utilizadores que delas dependessem.



A Microsoft já revelou qual será o processo de actualizações para o Windows 10, sendo que versões como os Windows 7 Starter e Home, passarão para o Windows 10 Home, e as versões Pro e Ultimate passarão para o Windows 10 Pro; e também que depois destes upgrades, será possível fazer uma reinstalação "limpa" do Windows 10 directamente, sem ser através do processo de instalação do Windows antigo e upgrade para o novo - mas só na mesma máquina.

Mas nas especificações do Windows 10 encontramos também uma secção dedicadas às funcionalidades que desaparecem.

  • Windows Media Center - Quem tiver uma versão como o Windows 7 Home Premium, Windows 7 Professional, Windows 7 Ultimate, Windows 8/8.1 Pro com Media Center terá que se despedir desse software, que desaparecerá com a instalação do Windows 10.
  • Ver DVDs  - não deixará de ser ridículo que nesta era, os sistemas operativos percam a capacidade para algo tão básico quanto ver um DVD. Mas pronto, não faltam formas alternativas e gratuitas de o fazerem (com o VLC, por exemplo).
  • Windows 7 desktop gadgets - Não conheço ninguém que os utilizasse; mas se o faziam... terão que lhes dizer adeus no Windows 10.
  • Opção para não querer actualizações do sistema - Cheira-me que irá ser uma opção que vá levantar alguma polémica, mas com o Windows 10 Home os utilizadores ficarão sujeitos a actualizações automáticas sem poderem desactivá-las. É mais que certo que rapidamente surgirão formas de o fazer, mesmo a nível não oficial, nem que seja bloqueando o acesso aos DNSs do processo de actualização.
    No Windows 10 Pro e Enterprise continuará a ser possível optar pelas actualizações não automáticas.
  • Suporte para drives de disquetes USB - se ainda usam disquetes, irão necessitar de instalar o driver para que o Windows reconhece estas raridades de museu.
  • Solitaire, Minesweeper, e Hearts  - estes jogos continuarão a estar presentes, mas sob a forma das novas versões do Microsoft Solitaire Collection e Microsoft Minesweeper. Os "antigos"... vão-se. 


Parece-me que as opções mais polémicas serão a questão das actualizações automáticas forçadas no Windows 10 Home; embora não deixe de ser igualmente criticável que um sistema operativo moderno nem sequer consiga ver DVDs "de origem". Uma falha que se poderá considerar ficar em linha com o abandono da parte de Media Center que noutros tempos tinha sido uma grande aposta (e que ainda vai sendo, na Xbox One.)

Talvez seja precisamente esse o objectivo... de diferenciar a Xbox One de um PC normal; para que não se arrisquem a misturar os dois (o que poderia não ser assim tão mau.) Mas pronto, quem quiser um PC para ver filmes e servir de media center, não terá falta de software e sistemas que lhe permitam fazer isso.

1 comentário:

  1. Então basicamente, um upgrade de uma retail box não é gratiuito, a não ser que as pessoas não se importem de ficar com uma licença bloqueada a uma motherboard.

    ResponderEliminar