2015/07/22

Apple apresenta resultados recorde do último trimestre - mas iPads continuam em queda


A Apple já apresentou os seus resultados financeiros do trimestre e, tal como era esperado, atinge novos valores recorde (10.7 mil milhões de lucro) - mas ainda assim abaixo das estimativas de alguns analistas. Como principais surpresas, o rápido declínio da venda de iPads... e os resultados muito positivos do Apple Watch.

Embora a Apple não tenha revelado números concretos de vendas do Apple Watch, o último número que tinha sido referido era de mais de 3 milhões de unidades vendidas (os analistas estimam mais de 4 milhões), representando uma receita superior a mil milhões de dólares que a Apple tentou camuflar com a sua inclusão na categoria "outros". A Apple já tinha dito que não pretendia dar números concretos para dificultar a vida aos concorrentes interessados em saber como os Apple Watch se estavam a comportar.


Mais complicada está a vida para o iPad, cujas vendas continuam a cair, ficando este último trimestre no mínimo dos últimos quatro anos. Situação que a Apple deverá tentar inverter com o lançamento do tal novo iPad "Pro" de maiores dimensões... mas faltará ver se o mercado realmente está disposto a trocar de iPads com a frequência que a Apple desejaria (a mim parece-me que os tablets ocupam lugar idêntico ao dos PCs, em que só se trocam quando realmente já "não dão para mais"!)


Sem surpresas, o iPhone continua a ser o produto principal da Apple, e conseguindo também contrariar todas as expectativas de estagnação ou saturação de mercado (ajudado em grande parte pelo mercado Chinês). Os iPhone não só continuam a vender, como continuam a vender cada vez mais. Para os iPhone 6S a Apple está confiante que os números irão aumentar, tendo encomendado o maior volume de sempre para o lançamento... mas a grande pergunta é: até quando se conseguirá manter esta tendência?

1 comentário:

  1. Quase 11 mil milhões de lucro...
    Estes gajos quase que podiam comprar a Grécia!! LOL

    ResponderEliminar