2015/07/07

Notícias do Dia

A BBC já revelou o seu micro-computador Micro:bit com o qual espera inspirar uma nova geração tecnológica; Windows 10 vai dar 30 dias para que te possas arrepender e regressar ao Windows que tinhas; o MB Way deixa-te fazer pagamentos usando o número de telefone em vez de cartões;  e bem a propósito do encerramento do wareztuga, eis que surgem novo sites pirata nacionais para preencher o vazio.

E antes de passarmos às notícias do dia, relembro que já estamos a oferecer um novo gadget da semana: um relé com controlo remoto via GSM (SMS ou simples "toques" de telemóvel).


Facebook testa janela de vídeo flutuante



Ver vídeos no Facebook em breve não vos impedirá de continuar a lerem o que está na vossa "wall". O Facebook está a testar a visualização de vídeos numa janela flutuante, que permite que os utilizadores continuem a fazer scroll e a ler o que quiserem ler.

De certa forma podemos olhar para esta "inovação" como sendo o regresso dos velhos modos "PiP" (Picture in Picture) que há algumas décadas eram anunciados como um grande avanço tecnológico nos televisores. Há que referir que a app do YouTube já faz algo idêntico nas versões mobile, mas na web ainda não disponibiliza tal funcionalidade. Será que o Facebook se vai adiantar ao Google?


Amazon quer superar a Black Friday com o seu "Prime Day"



A Black Friday é um dia em que se assiste a uma verdadeira corrida às promoções, e que já se vai tornando num evento a nível mundial; mas prestes a celebrar o seu 20º aniversário, a Amazon quer superá-la com o seu próprio Prime Day.

O dia 16 de Julho será um dia em que a Amazon promete milhares de promoções a preços irresistíveis, com muitos produtos com desconto, e outros que irão sendo disponibilizados de forma faseada ao longo do dia. O único "senão" é que só estará disponível para membros Prime... e para além disso, Portugal não parece estar na lista de prioridades da Amazon para os próximos tempos.


Microsoft troca nomes: Xbox Music passa a Groove, Xbox Video a Movies & TV



Depois da aposta no nome Xbox para tudo relacionado com o multimédia e conteúdos, a Microsoft volta a mudar de ideias. O Xbox Music passa agora a ser o Groove, e o Xbox Video passa a Movies & TV.

São nomes mais genéricos e que permitirão a sua utilização sem qualquer associação à Xbox, mas esperemos não ter que enfrentar mais nenhuma troca de nomes nos próximos anos. (E ainda bem que resistiram à tentação de lhes chamar algo como Windows 10 Music e Windows 10 Movies & TV.)


Google celebra aniversário de Eiji Tsuburaya com Doodle



O Google apresenta-nos hoje um Google Doodle caprichado, em honra de Eiji Tsuburaya, famoso actor e realizador japonês, especializado em efeitos especiais e filmes de ficção científica - sendo principalmente conhecido por ser o autor do lendário Ultraman e ter realizado vários filmes do igualmente célebre Godzilla.

No Doodle terão a oportunidade de se aventurarem na realização de um destes filmes... mas onde é provável que as coisas não corram tão bem como seria desejado.


Primeiro filme projectado a laser nas nuvens a partir de avião



Não será uma experiência digna de um IMAX, mas é a primeira projecção de um filme a partir de um avião, com as nuvens a servirem de tela. O sistema dá uso aos lasers (essenciais para garantir uma imagem focada independentemente da variação da distância) e a um sistema inspirado nos velhinhos zoetrope. As aplicações práticas serão limitadas... mas já estou a imaginar um piloto a usar este sistema para se vingar de quem, no solo, achar que é divertido apontar lasers para um avião. (No caso de não saberem: não o façam, é ilegal.)


Curtas do Dia


Resumo da Madrugada


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)