2015/08/07

Melhora o teu Gmail com o Gmail Labs


Ao longo do tempo já vos temos dado algumas dicas sobre como tirar melhor partido do Gmail, com coisas como utilizar uma única conta como dois emails diferentes (ou infinitos), definir respostas pré-feitas, ou usar mais estrelas para gerir os emails favoritos; mas as possibilidades do Gmail vão ainda mais além com todas as funcionalidades que se podem activar no Labs, e hoje trazemos-vos mais algumas.

O Gmail Labs pode ser encontrado nos settings do Gmail, e é onde o Google disponibiliza algumas funcionalidades experimentais, que eventualmente podem passar a ser oficiais, como recentemente aconteceu com o undo send para "cancelar" emails enviados, e já tinha sucedido para o "send and archive" e "reply all" como default (todos disponíveis nos settings normais). Para as restantes funcionalidades, têm que dar um salto ao Labs, e activá-las manualmente - mas com consciência de que o Google poderá decidir remover essas opções a qualquer momento.

Quick Links



O Quick Links cria uma secção onde podemos adicionar todo o tipo de atalhos para qualquer secção do Gmail, incluindo emails favoritos ou pesquisas. Já tínhamos falado dele como forma de acelerar o acesso aos emails com mais estrelas, mas podem também usá-lo para facilmente encontrarem os emails que trocaram com determinados contactos, ou quaisquer outros que frequentemente vos obriguem a pesquisar (como por exemplo, pesquisar pelos emails que estão a ocupar mais espaço na vossa inbox.)


Canned Responses



As respostas automáticas já tinham merecido destaque especial, mas é uma daquelas funcionalidades que uso com tanta frequência que não me canso de a referir e recomendar. Com ela podem definir várias respostas pré-escritas que depois podem inserir em qualquer resposta em poucos cliques (e que também pode ser simplesmente usado para inserir pedaços de informação como moradas, etc.)

A única coisa negativa destas canned responses é não terem ainda passado a funcionalidade oficial, para que o Google fosse obrigado a adicioná-las também às apps mobile.


Auto-Advance



Para quem gosta de acelerar o processamento dos emails, a opção Auto-advance permite passar automaticamente para a próxima mensagem (ou mensagem anterior) assim que se arquiva, elimina, ou se faz qualquer outra operação final. Pessoalmente, gosto de regressar à inbox para ter uma visão global dos emails a tratar, mas conheço várias pessoas que já não conseguem passar sem este auto-advance.


Google Maps Preview



Se passam a vida a passar endereços para o Google Maps, o Google Maps preview permite apresentar automaticamente um mapa com a localização detectada do email. Para além do Google Maps o Google também tem outros previews para diferentes serviços, embora quase todos eles se tornem dispensáveis uma vez que o Google já faz isso para os documentos do Google Drive.


Custom Keyboard Shortcuts



Sendo o Labs destinado aos power users, facilmente se entenderá que grande parte deles seja adepta dos atalhos do teclado para acelerar o tratamento dos emails. O Gmail já disponibiliza inúmeros atalhos de origem (podem espreitá-los carregando na tecla "?") mas para quem não se conseguir entender com essas teclas e preferir usar as suas, poderá fazê-lo com este Custom Keyboard Shortcuts.

Com esta funcionalidade activa poderão definir as teclas que quiserem para as funções que quiserem.



Acesso de "emergência" ao Gmail sem Labs


Por fim, porque por vezes uma destas funcionalidades poderá impedir o correcto carregamento do Gmail no caso do Google fazer uma qualquer alteração, poderão sempre aceder ao Gmail com as opções experimentais desactivadas usando o endereço https://mail.google.com/mail/u/0/?labs=0.

1 comentário:

  1. Eu gostava era de conseguir ver as respostas porque quando tenho várias resposta tenho muita dificuldade a encontra-las, porque quando abro o e-mail para ler uma resposta é tudo muito confuso e estou sempre a perder-me!

    ResponderEliminar