2015/09/16

Notícias do Dia

O iOS 9 fica hoje disponível e centra-se nas optimizações; a minha aventura na transição para um televisor 4K; falha nos Android 5.x permite ultrapassar lockscreen protegido por password; no futuro será eventualmente possível remover algumas das apps pré-instaladas no iOS; e nos EUA os tribunais dão vitória ao "fair use" em caso de DMCA abusivo, de vídeo do YouTube com bebé a dançar ao som de Prince.

Esta semana temos para te oferecer um speakerphone bluetooth para o carro, que te permitirá evitar multas ao falar ao telemóvel enquanto conduzes; e já de seguida as notícias do dia.

Jogos na Apple TV têm que funcionar com o controlo remoto standard


A chegada da Apple TV com app store já estava a fazer muitos developers sonhar com as possibilidades de a usarem como máquina de jogos, mas esses sonhos levaram um autêntico banho de água fria ao se descobrir que todas as apps e jogos são obrigados a funcionar com o controlo remoto fornecido.

Isto não impede que um jogo possa utilizar um gamepad bluetooth compatível, mas impede que o mesmo seja obrigatório, e automaticamente obriga a que os developers tenham que inventar formas de conseguir adaptar modos de controlo avançados ao controlo remoto.


Onhub do Google está cheio de capacidades... por aproveitar



O Google OnHub quer ser um autêntico cavalo de tróia com o qual entrará nas nossas casas, e a sua desmontagem pelo iFixit comprova que as suas potencialidades serão muitas... quando o Google se decidir a tirar proveito delas. Muitas das coisas que este OnHub poderá fazer ainda não estão implementadas - o que faz com que a sua compra neste momento, acabe por ser um gesto de confiança de que o Google eventualmente o fará (antes de mudar de ideias e/ou lançar um OnHub 2 já com tudo funcional.)

Para mim, a grande falha parece ser mesmo a ausência de microfone, que permitiria tornar o OnHub num ponto de acesso aos comandos de voz do Google.


Todoist com novo logo e nova webapp


O Todoist é um dos mais populares serviços de gestão de coisas a fazer (to do), e decidiu que estava na altura de renovar a sua imagem, optando por um novo logo que não deixa margens para dúvidas sobre o que se trata (incluindo o pormenor dos "vistos"). A acompanhar o novo logo temos uma nova web app, que para além das mudanças visuais também chega com novas funcionalidades, incluindo o reconhecimento inteligente de dados no corpo da tarefa, que tinha sido estrada nas apps Android e iOS.

Este sistema esta disponível em 14 idiomas e com mais de 300 regras para cada língua, permitindo identificar automaticamente detalhes da tarefa, como nome, prioridades, etiquetas e datas de início e fim ao se adicionar algo como: "sair para correr todos os dias começando hoje e terminando 15 de Dezembro".


Snapchat ganha novos efeitos e "pay to replay"



O Snapchat passa a contar com novas "lentes" que permitem transformar em tempo real o nosso aspecto (algumas das transformações até têm em conta as expressões que fizermos, com reconhecimento facial), e para aqueles que querem rever alguns "snaps" podem fazê-lo... se estiverem dispostos a pagar $0.99 para reverem três snaps.

(No entanto, só podem rever um snap uma vez no máximo, não podem rever o mesmo três vezes, por exemplo.)


Serviço Microsoft Zune encerra em Novembro



Nada dura para sempre, e isso serve ainda mais para demonstrar como toda e qualquer solução com DRM acaba por ser um tiro nos pés... dos consumidores. Desta vez é o serviço Zune da Microsoft que encerra actividade em Novembro, e que deixará os utilizadores em modo de "desenrasque" para continuarem a usar os seus media players - e arriscando-se mesmo que alguns dos conteúdos que tinham comprado deixem eventualmente de ser reproduzidos, se necessitarem de nova autorização (que deixará de existir).


Curtas do Dia


Resumo da Madrugada




Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)