2015/09/03

Notícias do Dia

EDP está a oferecer tomada inteligente grátis que poupa electricidade; há smartphones Android que chegam aos compradores já com malware; a Huawei antecipou-se à Apple e anunciou o seu Mate S com Force Touch; a Sony revelou o primeiro smartphone com ecrã 4K; e começa mal o processo de bloqueio de sites em Portugal, com a entidade que terá a última palavra a dizer a nem sequer se dignar a cumprir a lei... a não ser quando a isso é pressionada.

Seguem-se as notícias do dia, e há mais uma pergunta para o passatempo livro FCA do mês, que desta vez é dedicado ao Desenvolvimento Móvel com HTML5.

Google prepara apresentação dos novos Nexus para 29 de Setembro



Segundo os últimos rumores, os novos Nexus da LG e Huawei irão ser revelados oficialmente no final do mês, dia 29 de Setembro, em São Francisco. Embora os leaks já nos tenham dado a conhecer praticamente tudo o que estes modelos irão trazer, só com a apresentação oficial é que tudo se poderá confirmar.

... Como sempre, o ponto de maior interesse será o preço; pelo que deixo a sugestão para este tipo de eventos: comecem logo por dizer os preços e datas efectivas da disponibilização dos produtos.



MediaTek Helio X20 bate recordes nos benchmarks



Já começam a surgir avistamentos do Helio X20 da MediaTek (o CPU com 10-cores) e os fãs dos benchmarks vão gostar do resultado. Este chip está a bater recordes nos benchmarks, com valores superiores a 70000 no Antutu, posicionando-se acima do Exynos 7420 da Samsung.

Já sabemos que os resultados dos benchmarks são sempre relativos e que nem sempre correspondem ao tipo de desempenho que se tem em utilização normal do dia a dia, mas não deixará de ser significativo que a MediaTek tenha o chip que lidera as tabelas dos benchmarks, à frente de fabricantes que tradicionalmente teriam os chips mais potentes.


Apple TV será grande aposta na Siri e terá comando com touchpad



No evento do próximo dia 9 da Apple, a Apple TV arrisca-se a ser o produto que acabar por ter mais e melhores novidades. Aos poucos vão surgindo informações da nova Apple TV, que contará com um novo comando sensível aos movimentos e com um touchpad, e onde para além da estreia de uma App Store a ela dedicada, deveremos ter uma nova grande aposta na Siri, e nas suas capacidades.

A grande questão será saber se as pessoas ainda dão prioridade às coisas que queiram fazer em frente ao televisor... ou se já se habituaram a dar preferência aos smartphones e tablets que podem levar para qualquer lado da casa. Outro ponto que poderá ser decisivo: parece que ainda não será desta que a Apple TV passará a suportar 4K, o que me parece uma má jogada numa altura em que Netflix, Amazon e outros estão a apostar nesses conteúdos.


Estudo da Ericsson revela que jovens dão cada vez menos importância à TV



Bem a propósito do que falávamos, um estudo da Ericsson demonstra precisamente o peso cada vez menor que se tem dado à televisão (pdf link), com uma queda gradual mas significativa nos diferentes grupos etários, dos mais velhos para os mais novos.

Se no grupo dos 20-24 a preferência já fica 50-50%, nos grupos mais jovens a preferência pelos smartphones, tablets e portáteis é superior a 60%, com a TV a ter os níveis mais baixos de sempre.


Hulu lança modalidade sem publicidade



O Hulu é um serviço de streaming de TV que agora resolve aquele que era o seu maior problema: não obstante ser um serviço pago, continuava a apresentar publicidade. Agora, o Hulu passa a disponibilizar um serviço sem publicidade, mas que implica que a mensalidade de $7.99 passe para os $11.99. O problema é que a mensalidade no Netflix começa nos $7.99 e é já sem publicidade.

Embora haja a questão cada vez mais recorrente, de haverem conteúdos exclusivos nuns e noutros serviços, que poderão ser críticos no momento de decidir por um ou por outro.


Dash buttons da Amazon passam a ser gratuitos



A Amazon parece estar satisfeita com os resultados dos seus Dash Buttons, que permitem fazer encomendas com um simples toque num botão, e vai expandir o programa para incluir mais marcas e produtos que podem ser comprados, e fazendo com que nem o reduzido custo de $4.99 seja um problema: os Dash Button passam a ser gratuitos. Isto é, o valor de $4.99 será reembolsado assim que o usarem para fazer a primeira compra.

Sempre é da maneira que se começam a utilizá-los para mais hacking ao nosso gosto. :)


Curtas do Dia


Resumo da Madrugada


1 comentário:

  1. O Helio X20 poderá vir a ser um processador muito interessante, mas há que ver como se porta com ecrãs QHD. Só aí é que se pode efectivamente comparar com os seus pares.

    ResponderEliminar