2015/09/05

Robots com movimentos mais suaves poupam 1/3 de energia


Já todos estamos habituados a ver os movimentos bruscos dos braços robots usados nas fábricas. Mas em breve isso poderá mudar, permitindo poupanças consideráveis de electricidade.

Investigadores decidiram implementar um novo algoritmo de controlo que suaviza as acelerações efectuadas pelos braços robots, tornando os seus movimentos mais graciosos e, principalmente, permitindo uma redução apreciável (30-35%) do consumo de electricidade, que pode chegar aos 40% quando implementado de uma forma global numa linha de montagem.

A ideia é optimizar a aceleração e velocidade dos movimentos, abrandando a aceleração mas sem que isso se traduza numa redução da produtividade, aproveitando as pausas e momentos de espera para compensar os momentos perdidos. Considerando que numa fábrica automatizada os robots representam quase metade do consumo energético, uma redução de 30-40% nesse consumo, conseguindo meramente à custa da optimização dos seus movimentos, será de óbvio interesse.

... Eventualmente, este tipo de controlo mais suave será também do agrado de todos os projectos robóticos que dependam de baterias para funcionar, e onde todas as reduções de consumo serão também muito bem vindas.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)