O nosso pequeno planeta pode ser infinitesimal à escala cósmica, mas continua a estar vulnerável à possibilidade de impactos com asteróides (que o digam os dinossauros). Para tentar evitar que algo assim nos possa apagar da História, a NASA e ESA vão testar o desvio de asteróides como medida de protecção.
A missão AIDA (Asteroid Deflection & Assessment) é uma missão conjunta da NASA e ESA, que enviará duas pequenas naves até ao pequeno asteróide Didymoon, tendo por objectivo alterar a sua trajectória e servir como referência para missões que no futuro possam ter que o fazer para garantir a nossa sobrevivência.
Uma das naves terá por missão bater no asteróide e alterar a sua trajectória (que neste caso, não representa qualquer perigo para o nosso planeta), enquanto que a outra terá por missão documentar o evento e medir a alteração da sua trajectória - e também fazer aterrar no cometa uma pequena sonda adicional.
Infelizmente, ainda teremos que esperar até Outubro de 2020 para que estas missões sejam lançadas, e aguardar até Maio de 2022 para que cheguem ao seu destino. Resta-nos esperar que não surja nenhum asteróide inesperado em rota de colisão com a Terra entretanto...
Espero que a coisa não dê para o torto e ponham o asteróide mas é em rota de colisão com o nosso planeta.
ResponderEliminar