2015/11/09

CPUs Intel Skylake mais eficientes com o Speed Shift


As influências dos CPUs mobile nos CPUs "desktop" continua a fazer-se sentir, e um dos casos em que isso volta a ser visível é na nova tecnologia Speed Shift que a Intel estreou nos seus CPUs da série Skylake, para transição mais rápidas e eficientes entre os diferentes modos de funcionamento de um CPU.

Longe vão os tempos em que os CPUs funcionavam continuamente a uma só velocidade e voltagem. Hoje em dia, para poupar bateria e evitar que o computador atinja temperaturas excessivas, o sistema está continuamente a adaptar a velocidade de funcionamento do CPU em função das necessidades de processamento. É uma gestão que normalmente está a cargo do sistema operativo, mas que com a tecnologia Speed Shift nos novos Skylake, passa a poder ser feita pelo próprio chip e de forma ainda mais eficiente.


Quando esta gestão dos modos do CPU está a cargo do sistema operativo, o mesmo só ajusta a frequência do mesmo em intervalos de cerca de 10ms; fazendo com que uma transição gradual de modo de baixo consumo para o modo de potência máxima possa demorar mais de 100ms. Deixando o processo a cargo do Speed Shift, esse ajuste passa a ser feito a cada 1ms, permitindo que essa mesma progressão até à potência máxima possa ser feita de forma muito mais rápida, em apenas 35ms.

Para além disso, bastam 5ms para que o CPU já esteja num modo de potência bastante superior ao que seria atingido em 100ms - permitindo que picos rápidos de processamento possam ser tratados imediatamente e rapidamente se regresse a um modo de baixo consumo.

As melhorias vão dependente bastante do tipo de processamento feito, com os efeitos a fazerem-se sentir mais em cargas de processamento que tenham estes "picos" de exigência, do que em tarefas que dependam de um período mais prolongado de processamento. Mas seja como for, todos os aumentos de eficiência são sempre bem vindos.

Uma última nota: se tiverem um computador com CPU Skylake e tecnologia Speed Shift, a mesma terá que ser suportada e activada pelo sistema operativo. Coisa que para o Windows 10 está prometida chegar numa actualização durante este mês de Novembro (o Windows 10 Insider build 10586 já parece ter esta funcionalidade activada.)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)