2015/11/09

Comissão Europeia quer aplicar direitos de autor aos links na web

Se pensavam que o ataque à internet como a conhecemos se iria ficar pelo fim da neutralidade da net pela lei que era suposto defendê-la, eis que se fica a conhecer a próxima ronda, onde se preparam para querer criminalizar os próprios links que servem de base à world wide web.

Documentos que vieram a público dão a conhecer as intenções da Comissão Europeia para o próximo ano, e onde pretendem fazer com que os próprios links fiquem sujeitos aos direitos de autor. Ou seja, uma qualquer página web só poderia colocar um link para outra com a permissão do detentor dos direitos de autor dessa página de destino. Para além disso, qualquer site seria também responsabilizado por conter links para páginas que possam ter conteúdos que violem os direitos de autor.

Medidas que poderão parecer cómicas, não só pelo ridículo que o bom senso determina, mas também por serem completamente impraticáveis. Um site pode conter milhões de links acumulados ao longo dos anos, e considerando que a web é uma entidade "viva", seria necessário continuamente monitorizar se as páginas para onde apontam poderiam ter passado a conter conteúdos "indesejados" - isto para não falar de determinar se um conteúdos com direitos de autor numa determinada página poderá estar a ser usado com a devida autorização.

É uma intenção má demais para se poder sequer considerar a hipótese de que algo deste tipo pudesse vir a ser aprovado - mas por outro lado, temo o caso da recém-aprovada lei da neutralidade que abre as portas ao fim dessa mesma neutralidade. Por isso, não convém fiarmos-nos apenas no "bom senso", e começar desde já a mostrar que não se pode tolerar este tipo de medidas... sob pena da internet como a conhecemos deixar de existir, tendo que se refugiar para um qualquer sub-mundo da darknet.

13 comentários:

  1. É mesmo isso. Vamos pensando que estas medidas nunca serão aprovadas e entretanto damos com elas a serem aprovadas...

    ResponderEliminar
  2. Caneco... :(

    Coloco esta questão: de que GABINETE de ADVOGADOS é que surgem estas ideias?
    Qual o LOBI que anda a minar a liberdade informática na UE?

    Isso é que interessava saber.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São lobbies dos audiovisuais e dos direitos de autor em geral. Acham que há um tesouro enterrado no fundo da web e querem pás e picaretas para lá chegar.
      Vão arranjar que o google saia da Europa, mas são eles que vão sofrer, pois irão perder pageviews.

      Eliminar
  3. E o que vai acontecer com os motores de busca? fóruns? redes sociais?
    Adoro estas pessoas que um dia acordam e têm estas ideias fantásticas sem sequer pensar nas consequências das mesmas

    ResponderEliminar
  4. É uma anedota, só pode ser.... tendo em vista que quantos mais links um site tiver, mais visitas terá, qual é o autor que não quer links para o seu site. De qualquer forma é impraticável: vai contra a "natureza" da própria WWW.

    ResponderEliminar
  5. Isto é surreal. Os grupos de lóbi em Bruxelas são pura e simplesmente ridículos.
    Isto não vem da CE, vem dos grupos de lóbi que lhes alimentam estas ideias idiotas tal como aquela que acabou com a neutralidade da Internet na Europa.

    Isto parece mesmo feito á medida para esmifrarem dinheiro aos motores de busca.

    Vejam este documentário que passou no outro dia na RTP Notícias sobre lobbying na União Europeia:
    https://www.youtube.com/watch?v=h4C5SgeVK-Q

    ResponderEliminar
  6. É mais que lógico que o objectivo é apenas um... tal como por cá já se taxa todo o armazenamento pela eventualidade de serem usados para copiar algo com direitos de autor, não faltará muito para que queiram taxar todo e cada byte transferido através da internet, pela mesma eventualidade.

    Taxa sobre os downloads... não vai demorar muito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carlos acho melhor patentear essa ideia pois nunca se sabe se o idiota que teve a ideia da notícia também lê o teu blog! :)

      Eliminar
  7. protocols of the elders of zion in action, this is just the beginning...

    ResponderEliminar
  8. Mas e se os donos dos sites meterem lá que permitem que qualquer um possa partilhar os links do seu site ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E se daqui por 15 dias retirarem essa referência do site e processarem todos os que linkaram para lá? :)

      Eliminar
    2. A mim parece-me que este tipo de coisas não podem dar em nada porque hoje em dia é demasiado comum partilhar links e levando as coisas ao pé da letra nem o Google poderia partilhar links...

      Eliminar
    3. Não subestimes o poder da burocracia... Já conseguiram infectar a internet com a praga estúpida do "cliqui aqui para aceitar os cookies"...

      Eliminar