2015/11/04

MAPINET bloqueia mais sites pirata e critica quem contorna bloqueios

Depois do lote de mais 51 sites bloqueados, a MAPINET parece ter-lhe tomado o gosto e avança com mais 39 sites a bloquear, ao mesmo tempo que diz que todos os que contornam estes bloqueios são, para todos os efeitos, ladrões.

A MAPINET parece preferir viver no seu próprio mundo de fantasia, onde encara cada bloqueio conseguido como uma vitória, esquecendo-se que por cada site que tenta bloquear surgirão dois novos sites; e vai mais longe ao desvalorizar por completo o estudo da Comissão Europeia que diz que o bloqueio de sites tem impacto nulo na redução de pirataria - contrapondo que "arranja outros estudos" que contrariam essa conclusão. Sem dúvida que não será difícil encomendar-se estudos para comprovar o que quer que seja...

Quanto ao facto destes bloqueios serem meramente cosméticos (os sites continuam a operar como sempre, ficando apenas "escondidos" do olhar dos operadores nacionais) e facilmente contornados com uma simples mudança dos servidores de DNS, a resposta não irá surpreender ninguém, dizendo que se trata de uma "conduta errónea".

Curioso é que, para quem tanto apregoa uma abordagem pedagógica ao problema da pirataria, os métodos utilizados sejam completamente opostos. Sim, ninguém disputará o facto de que os quem cria músicas, filmes, jogos, etc. tem que sobreviver, e que é necessário deixar bem claro que ao se usufruir deles sem pagar, isso terá efeitos. Mas por outro lado, bem que gostava de ver que argumentos são usados para todas as situações em que alguém recorre à pirataria por, ter comprado um filme ou música que não consegue "ripar" para o seu computador devido ao DRM; ou para jogar um jogo que o editor decidiu deixar de suportar e já não permite fazer a activação online; ou simplesmente para ver a série ou filme  que poderia ter visto ontem na TV, mas que perdeu por qualquer motivo. Será possível dizer-se que esses casos são realmente prejudiciais? (E já nem vamos falar nos casos em que se tratam de conteúdos que simplesmente nem estão disponíveis de qualquer outra forma.)

Sinceramente, gostava de ver o que dizem sobre estes aspectos... e já agora, para quem se sente tão roubado por um qualquer download, gostaria também de saber a sua opinião sobre todos os portugueses que são literalmente roubados sempre que compram qualquer memória digital - já pagando pela eventualidade de lá poderem vir a colocar uma qualquer cópia de qualquer conteúdo pelo qual já pagaram!

11 comentários:

  1. Podiam dedicar-se à caça da Vespa Asiática ao invés dos sites "piratas". Sempre estariam a lutar contra algo realmente ameaçador.

    Eu cá não troquei para os endereços da OpenDNS por forma a contornar o bloqueio recente (fiz-lo já há muito tempo por razões de "performance"), mas não tenho qualquer "pesar" em aconselhar colegas após estes se queixarem que não conseguem a este e àquela página.

    Achava bem era se alguma associação viesse a público, por exemplo, promover endereços DNS bloqueadores de conteúdos impróprios com vista à proteção de crianças (coisa que certamente a esmagadora maioria desconhece ser possível). Os da Cisco OpenDNS (um em específico) permite fazê-lo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas myketek, as abelhas (que as vespas matam) não pagam quotas a esse chulos.

      Exactamente pela mesma razão que nunca usei os do operador, não eram tão fiáveis, e no OpenDNS ainda se podem configurar categorias para bloquear.

      Mas myketek, isso implica trabalho, e trabalho é algo que esses cab.... não querem ter. :) :) :) :)

      Eliminar
  2. essa ultima parte do artigo é uma boa verdade, deixei de comprar suportes digitais em portugal por causa da ridícula lei, sao as empresas aqui instaladas que perdem, como eu ha mts...

    ResponderEliminar
  3. http://27.media.tumblr.com/tumblr_m1mo1wzFiu1qbubzqo1_400.gif
    XD

    ResponderEliminar
  4. Vídeo mostra Carlos Eugénio, Secretário Geral da Mapinet, a fazer downloads "ilegais": http://exameinformatica.sapo.pt/noticias/mercados/2013-03-09-movimento-antipirataria-pediu-remocao-de-931-mil-links-usados-por-portugueses

    Numa entrevista concedida pelo próprio à Exame Informática este no expoente máximo da sua inteligência é filmado a efectuar o download de um conteúdo protegido por direitos de autor.

    Carlos Eugénio dirigi-se a um site "pirata" e clica no filme que deseja baixar. Depois é redireccionado para o "cyberlocker" (vulgo filehost) e inicia o download da obra protegida. Está consumado o crime de usurpação de direitos de autor.

    Este ainda dá a entender que esta é a sua "rotina". Que consiste na recolha de sites e links de download. Atendendo ao facto de Carlos efectuar o download dos conteúdos dos links para confirmar a sua "veracidade" podemos afirmar que Carlos é provavelmente o maior pirata de Portugal tendo em conta os números dos últimos relatórios da Mapinet em relação aos links removidos.

    Aquele que acusa tudo e todos de cometer estes supostos crimes é provavelmente o suposto maior criminoso deste país.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, então está explicado. O gajo não percebe nada da coisa, clica em tudo que pisca, fica com o PC cheio de adware e spyware e depois a culpa é dos piratas.
      Solução? acabar com a pirataria, corta-se o mal pela raíz.
      Problema? Não tarda vai querer acabar com a porno. E aí é que a porca vai torcer o rabo.

      Eliminar
    2. Esse é um dos novos argumentos da MAFIAA nos USA, de acordo com o torrent freak. A mafiaa parece argumentar "Malware, malware everywhere".

      Eliminar
  5. e por essas e por outras que eu nao consumo nada em portugal .

    ResponderEliminar
  6. Este pessoal da MAPINET só pode ter ficado parado no tempo de facto... não só não funciona como incentiva o uso destes sites... graças á MAPINET fiquei com conhecimento de pelo menos mais 20 sites que não tinha conhecimento. My kudos to them!

    ResponderEliminar
  7. Eu fui perguntar pela lista dos sites no face deles lol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Intitulam-se como "organização sem fins lucrativos"....ok!

      Eliminar