2015/11/17

Microsoft desliga finalmente o serviço Zune


Lembram-se de quando o Zune foi lançado como sendo o iPod-killer da Microsoft? Provavelmente não, mas agora também não terão oportunidade disso, pois a MS deu finalmente por terminada esta fase da sua história, desligando o serviço de download e streaming desta plataforma.

O Zune da Microsoft nasceu em 2006, mas só em 2009 é que chegou o Zune HD que até poderia ter sido interessante (se não tivesse chegado tarde demais). Depressa a Microsoft reconheceu que não valia a pena insistir, e em 2011 anunciou o fim da produção dos Zune. Ainda assim o serviço manteve-se em funcionamento, só agora chegando finalmente ao seu derradeiro fim com o desligar do sistema de downloads e streaming.

Quem tiver um Zune e ainda o utilizar, poderá continuar a fazê-lo, usando-o como MP3 Player. Quantos aos que eram subscritores do serviço Zune, a Microsoft diz que os irá transferir para o seu serviço de música Groove (veremos se daqui por mais meia dúzia de anos não estará a repetir o processo, para qualquer outro novo serviço.)

Serve para nos lembrar que nada na internet é eterno, por muito que isso - por vezes - nos desse jeito. No caso da MS, não há como não relembrar o seu anterior sistema de DRM PlayForSure, que até tinha um nome artístico interessante e que visava dar alguma confiança aos consumidores de que era um formato que garantiria a sua longevidade. Pena é que nem os seus próprios Zune pudessem ler os conteúdos com este DRM, o que também o lado positivo de publicitar porque motivo não se deve - nunca - aceitar o DRM. É tempo de dizer adeus ao Zune... mas há também que relembrar que foi aqui que pela primeira vez se assistiu a um interface inovador que viria a servir de inspiração para os produtos Microsoft do futuro.

Se não tivesse sido o Zune, quem saber que aspecto poderiam ter actualmente os Windows Phone ou o próprio Windows 10?...

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)