2015/12/14

Heart Watch visualiza e analisa a informação cardíaca registada pelo Apple Watch (ou outros)


Com o HealthKit, a Apple disponibilizou uma forma para centralizar o registo de todo o tipo de dados relacionados com a nossa saúde, mas isso não faz com que a sua app seja a melhor ferramenta para nos mostrar esses dados de forma que seja útil; como nos demonstra esta app Heart Watch.

Qualquer pessoa que trabalhe com folhas de cálculo (ou bases de dados) sabe que, mesmo que no essencial os dados se resumam a longas colunas de números, é necessário criar formas de apresentar esses dados de modo a que possam ser facilmente interpretados e permitindo que deles se extraia informação útil. E é isso que faz este HeartWatch para iOS, que se torna praticamente indispensável para os utilizadores com um Apple Watch.

O Apple Watch regista automaticamente a frequência cardíaca do utilizador ao longo do dia (ou de forma contínua durante actividade física mais intensa), e todos esses dados são guardados na Health app da Apple. O problema é que isso de nada serve para vermos o que esses dados significam. Será que a nossa pulsação está a aumentar de semana para semana? Será que hoje ao acordar se tinha um ritmo cardíaco mais reduzido que o habitual?

A app HeartWatch permite ver tudo isso e muito mais de forma imediata graças à sua apresentação dos dados, que se centra em três secções distintas: ao acordar, durante actividade normal, e durante exercício físico. Para além disso podemos configurar notificações para sermos alertados caso o ritmo cardíaco supere um determinado valor ou caia abaixo de um certo limite; e embora a app esteja pensada para ser usada com o Apple Watch, pode funcionar com qualquer dispositivo de medição de frequência cardíaca que sincronize os seus dados com o Apple Health.


P.S. Já era tempo do Android Wear permitir fazer também um registo automático da frequência cardíaca ao longo do dia nos smartwatches equipados com este tipo de sensores... pois ter que fazer as medições manualmente é algo que a maioria dos utilizadores não terá paciência para fazer a não ser em casos excepcionais.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)