2015/12/01

Internet mobile ultrapassa internet fixa


A ITU (International Telecommunication Union) já revelou as últimas estatísticas relativas ao acesso e utilização da internet, e pela primeira vez o acesso à internet mobile superou o número de acessos "fixos".

A explosão do número de dispositivos mobile, a preços cada vez mais reduzidos e acessíveis a cada vez mais segmentos da população mundial, tem que ter repercussões... e aqui estão elas. Todos esses milhões e milhões de pessoas, para quem o smartphone é aquela valiosa ferramenta de acesso ao mundo, substituindo o computador que nunca poderiam comprar, vão servindo para confirmar que a era do "mobile" chegou em força.

Segundo os números da ITU, o número de pessoas com acesso mobile à internet (47.2%) não só ultrapassou o número de assinaturas de serviço de internet fixa (10.8%), como supera já o número de residências com acesso à Internet (46.4%). E ao ritmo a que está a crescer, esta diferença será cada vez maior nos próximos anos.


Também de relevo que 95.3% da população mundial tenha, no mínimo, acesso a uma rede de comunicação celular 2G.

É a verdadeira "aldeia global" que há umas décadas tanto era discutida. Resta-nos agora esperar que se tire o melhor partido desta capacidade de ter 95% do mundo à distância de um telemóvel ou smartphone... e não se tentem criar fronteiras digitais que repliquem as fronteiras geográficas ou culturais que ainda vão persistindo.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)