2015/12/02

Preço dos SSD será idêntico ao dos discos rígidos até ao final da década


Os SSDs vão-se tornando cada vez mais populares, mas o seu preço mais elevado impede que sejam uma alternativa aos discos de grande capacidade. Uma coisa que, no entanto, poderá deixar de acontecer já nos próximos anos.

Estamos numa fase em que o desempenho dos computadores já raramente é limitado pela capacidade do seu processador ou memória, e onde o principal "travão" acaba por ser o sistema de armazenamento. Os discos rígidos convencionais, por muito bons que sejam, têm as suas óbvias limitações mecânicas, e isso faz com que a recomendação de utilização de um SSD seja um dos pontos chaves para quem quer ter uma máquina com os menores engasganços possíveis.

Infelizmente o custo dos SSDs é superior ao de um disco convencional; felizmente esse custo tem descido a pique nos últimos anos, fazendo com que a opção por um SSD esteja ao alcance de muitas mais pessoas. Para o próximo ano, prevê-se que o número de portáteis já equipados com SSD supere os 30%, e para 2017 estima-se que o custo por gigabyte de um SSD seja de apenas 11 cêntimos superior face ao de um disco convencional - diferença que deverá desaparecer completamente até ao final da década.

Claro que nem sempre as previsões são garantidas, mas vamos esperar que neste caso se concretizem. Mas tendo também consciência de que deverão começar a surgir novos dispositivos com novas tecnologias que permitirão desempenho ainda superior ao dos SSDs actuais, como por exemplo as memórias 3D XPoint da Intel e Micron. Pelo que... não se preocupem que continuará a haver sempre coisas melhores com preços elevados, para quem estiver disposto a gastar dinheiro. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)