2016/02/16

Notícias do Dia

ZX Spectrum Vega+ regressa em versão mobile; a Mattel revelou a impressora 3D ThingMaker para crianças que promete fazer sucesso entre os graúdos;  a Nissan mostrou-nos cadeiras que se arrumam sozinhas; a Google anuncia a morte do Picasa; e a Telstra ofereceu dia ilimitado de dados mobile - um só utilizador gastou 421GB.

E antes de passarmos às notícias do dia, já temos um novo gadget para te oferecer esta semana, e que permitirá abrir o portão da garagem com um simples toque no smartphone: um módulo bluetooth Omgate.

Galaxy S7 aparece em vídeo da Samsung antes da apresentação oficial




A Samsung vai apresentar o Galaxy S7 na próxima semana, mas isso não tem impedido que o mesmo continue a ser "apanhado" na internet. Desta vez trata-se de um vídeo num site da Samsung Indonésia, que tanto poderá ter sido um deslize, como uma forma deliberada de tentar ir mantendo a curiosidade em torno deste novo(s) modelo(s).

O vídeo não revela grandes detalhes, a não ser a confirmação de que o design se manterá praticamente inalterado, e que continuaremos a ter carregamento wireless e também resistência contra a água.




Vaio quer criar aliança com Toshiba e Fujitsu



O mercado dos PCs pode estar a passar por momentos complicados, e o novo dono da Vaio acha que é o momento ideal para fazer uma aliança com a Toshiba e Fujitsu e criar um novo "gigante" nipónico neste segmento. É uma medida que tenta replicar as alianças que já têm sido feitas, na área do fabrico de ecrãs e dos semicondutores, e que tem permitido juntar esforços de empresas menores, de modo a melhor conseguirem competir neste mercado cada vez mais voltado para os dispositivos mobile.

... O mercado dos "PCs" ainda tem muito para dar, e é bom ver que há quem esteja disposto a lutar por ele.


Hospital em Hollywood está "offline" devido a ransomware



Se facilmente se pode imaginar o impacto devastador que um ataque de ransomware pode ter num computador pessoal, ao encriptar e bloquear o acesso a dados pessoais, imaginem só o que poderá fazer numa empresa... ou hospital. É isso que um hospital de Hollywood aprendeu da pior maneira, deixando-o praticamente paralisado e sem acesso aos dados clínicos de alguns pacientes.

Mais uma vez se relembra a necessidade de terem backups em dia: e de preferência, num sistema que garante a protecção contra este tipo de ataques - não se vá dar o caso de fazerem backup dos ficheiros já encriptados e perderem o acesso aos ficheiros que interessavam.


Passwords fracas rendem mais de 100 mil dólares a ladrões de bitcoin



Por esta altura já todos estarão informados dos riscos de usar passwords "fáceis" em qualquer serviço, e isso torna-se ainda mais crítico no caso de serem usadas para coisas que envolvam dinheiro, como carteiras de bitcoin. Ladrões conseguiram roubar mais de 100 mil dólares de várias contas que usavam um método alternativo de protecção (e mais vulnerável) que usava passwords definidas pelos utilizadores em vez das chaves criptográficas recomendadas.

Neste caso, já tinham sido dados todos os alertas para este risco, pelo que... só foi roubado quem a isso se sujeitou.


NASA mostra como está a usar o Hololens da Microsoft


Óculos de realidade virtual e realidade aumentada irão permitir transformar a abordagem a inúmeros problemas, e a NASA não deixa de partilhar com o mundo a forma como tem utilizado os Hololens da Microsoft para os seus projectos.

... Esperemos que não demore muito para que tecnologia deste tipo esteja acessível a custo reduzido para todos.




Curtas do Dia


Resumo da Madrugada



Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)