2016/02/24

Notícias do Dia

Vodafone Fibra com 100Mbps de upload; a Xiaomi revela o Mi 5 com Snapdragon 820; o nosso Luis Costa faz um mini-rescaldo do MWC 2016; e ainda um bot gratuito que ajuda a contestar multas de estacionamento e poderá ser um sinal dos assistentes digitais no futuro.

Para os mais distraídos, o nosso meeting-almoço-francesinha mensal é já este sábado; e antes de passarmos às notícias do dia, o gadget que temos para oferecer esta semana é um teclado com teclas iluminadas.


Space X vai tentar nova aterragem - mas não espera que seja bem sucedida




A Space X vai ter mais uma oportunidade de testar a sua aterragem controlada, mas desta vez refresca antecipadamente os ânimos dizendo que não espera conseguir fazê-lo com sucesso. Isto não é feito apenas como manobra mediática, para minimizar o risco de falha após as anteriores tentativas falhadas - mas devido às questões técnicas.

O voo de hoje vai levar uma carga mais pesada para uma órbita geo-estacionária, o que irá obrigar a gasta mais combustível, dando menos margem de manobra para o processo de aterragem. Seja como for, será sempre mais um caso que permitirá ganhar experiência, e - quem sabe - pode ser que até corra tudo bem. :)


Oculus está a cancelar compras dos Rift



Com um preço que ficou bem acima do que se esperava, esperava-se que a Oculus desse um tratamento de luxo a todos os que se apressaram - mesmo assim - a comprar a primeira edição dos Rift que vai chegar ao mercado. No entanto, o processo parece estar a originar dores de cabeça para alguns compradores, que estão a ver as suas encomendas canceladas sem qualquer justificação.

 A Oculus diz apenas que os cancelamentos foram apenas para os casos em que os pagamentos não foram aprovados; mas há também a suspeita de que seja apenas uma forma de tentar evitar compras suspeitas por parte de pessoas que tenham por objectivo revender os kits iniciais a preço inflacionado (como tantas vezes acontece nestes lançamentos.)


EMEL apresenta nova app ePARK


Quem tem diariamente que conviver com a procura de moedas para pagar o estacionamento em Lisboa, pode agora simplificar a sua via com a nova app ePARK, que permite estacionar sem moedas, através do smartphone.
Ao entrar no ePARK o utilizador tem acesso imediato à sua localização no mapa e pode gerir com simplicidade todos os passos do estacionamento: fazer carregamentos através do multibanco, receber avisos quando o tempo está a chegar ao fim, prolongar o estacionamento ou terminá-lo a qualquer momento debitando apenas o tempo exacto de ocupação e até pagar mais do que uma viatura em simultâneo.




Actiongram revela Start Menu do HoloLens


O HoloLens da Microsoft ainda está em fase de desenvolvimento, mas o Actiongram revelou um vídeo que revela alguns detalhes curiosos sobre como funcionará o Start Menu nestes óculos de realidade aumentada.

Claro que é bem provável que tudo isto venha a mudar até ao momento em que o HoloLens for lançado em versão comercial (os sistemas de realidade virtual/aumentada precisam de reinventar os interfaces, em vez de simplesmente replicarem sistemas pensados para serem usados em ecrãs e com ratos).




Apple diz que software deve ser protegido pela "liberdade de expressão"



O caso que opõe a Apple e o FBI ainda vai dar muito que falar, mas a Apple parece já ter estabelecido a sua estratégia de defesa, e que irá recorrer à primeira Emenda dos EUA e a garantia da liberdade de expressão, dizendo que o código de programação deverá também estar protegido.

Independentemente de qual for o resultado, será bom ver o assunto discutido de forma pública... pois interessa saber se realmente se poderá ter sistemas seguros... ou apenas tão seguros quanto os governos deixarem (ou seja: inseguros!) Isto numa altura em que a Alemanha aprovou o uso de malware para espionagem de cidadãos suspeitos.



Curtas do Dia


Resumo da Madrugada


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)