2016/03/02

Notícias do Dia

Kanye West foi apanhado a sacar software pirata do Pirate Bay; um teste que tira a limpo se os iPhones vão ficando mais lentos com os iOS mais recentes; espreitamos alguns óculos VR de baixo custo; uma curiosa capa que adiciona um ecrã e-ink aos iPhones; e a situação preocupante para os fãs dos jogos em PC, onde os jogos no Windows 10 poderão ficar tão limitados como nas consolas.

Antes de passarmos às notícias do dia, já está aberto o passatempo que esta semana te irá oferecer livros Javascript 6 da FCA.

Pioneiros da criptografia ganham prémio Turing



O Prémio Turing é o equivalente ao prémio Nobel para a área dos computadores, e este ano foi atribuído a uma dupla de pioneiros da criptografia: Whitfield Diffie e Martin E. Hellman; cujos nomes imediatamente revelam serem os pais do Protocolo Diffie-Hellman, no distante ano de 1976.

Basicamente, estes dois senhores imaginaram como seria possível dois computadores trocarem uma chave secreta entre si, para comunicarem de forma segura, quando não há qualquer garantia de que o canal de comunicação utilizado seja seguro. Algo que se tornou indispensável e que ainda hoje vemos em acção sempre que acedemos a um qualquer site via HTTPS.


Huawei P9 também virá com duas câmaras traseiras



Parece que G5 da LG não irá ficar sozinho no segmento de smartphones com duas câmaras na traseira; também o novo P9 da Huawei irá recorrer a esta técnica para - possivelmente - combinar imagens de uma câmara com lente para maior ângulo de visão, com outra com efeito "zoom"; permitindo assim melhorar a qualidade.

Quanto ao resto do hardware, o P9 deverá ter um ecrã Full HD de 5.2", bateria de 3900mAh, e surgir em duas variantes: uma com um Kirin 950 e 3GB de RAM; outra com Kirin 955 e 4GB de RAM. Falta saber se as câmaras duplas surgirão em ambos os modelos ou só na versão de topo, coisa que certamente se descobrirá em breve (o P9 deverá chegar ao mercado até Junho).


iPhones empresariais poderão ter ecrãs com layouts "bloqueados"



Boas e más notícias para quem usa iPhones em ambiente empresarial. Com o iOS 9.3 parece que irá ser possível aos administradores de sistema especificarem o layout exacto das apps que querem que apareçam nos ecrãs dos iPhones, incluindo quais as apps que podem/não podem ser executadas, e até as definições das notificações, de modo a que não possam ser desactivadas para certas apps, por exemplo.

São boas notícias para quem tem que gerir dezenas ou centenas de iPhones; são más notícias para os utilizadores, que assim poderão deixar de ter a liberdade de "ajustar" o iPhone ao seu gosto.


Música transmitida de MacBook Pro para rádio


Quando se fala de transmissão de música wireless, o mais normal seria pensar em algo como uma coluna bluetooth ou um chromecast audio; mas... há formas um pouco mais originais de o fazer, como utilizar as interferências eléctricas de um computador para criar uma música que se pode ouvir num rádio convencional, como nos mostra o João Ventura no vídeo que se segue.




Curtas do Dia


Resumo da Madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)