2016/05/16

Google Maps já deixa navegar "sem destino"


O modo de navegação do Google Maps é suficiente para nos levar até ao destino, mas as coisas complicavam-se quando queríamos navegar sem destino definido. Coisa que finalmente passa a ser corrigida graças ao modo de navegação contínuo "sem destino".

A utilização dos smartphones como equipamento de navegação há muito que veio dispensar a necessidade de sistemas de navegação dedicados, e entre apps pagas e gratuitas, e com mapas offline ou online, não há falta de escolha como o nacional Meo Drive ou os peso pesados Sygic e TomTom - ou claro, o nosso altamente recomendado Waze, ou o próprio Google Maps.

O facto de estar disponível já há longos anos não impediu a Google de manter o Google Maps em estado beta, que vagarosamente lá vai recebendo novas funcionalidades:

A última actualização vem com uma novidade que será bem recebida pelos utilizadores, pois passa a ser possível navegar sem a introdução de um destino. A interface é igual ao que a aplicação apresenta no modo de navegação, com uma seta a representar a nossa posição, mas a diferença é que não somos obrigados a seguir em direcção a um destino fixo nem ter instruções para lá chegar.

A vantagem é que neste modo continuamos a contar com a indicação do estado do tráfego que se regista nas proximidades, o que nos dá a opção de escaparmos (manualmente) aos engarrafamentos sempre que virmos que a situação está complicada nas estradas por onde iríamos passar. Como é habitual, a actualização é faseada, devendo chegar aos vossos equipamentos no decurso dos próximos dias.

Por: Luis Costa

1 comentário:

  1. Porque não referir também o "Here" (antigo Nokia maps) que também é gratuito e tem essa função disponível há "séculos"? ;)

    ResponderEliminar