2016/06/07

Samsung lançará smartphones com ecrãs dobráveis para 2017?


A Samsung tem feito enorme investimento nos ecrãs OLED flexíveis e parece que finalmente iremos ver os frutos desse investimento já no próximo ano, em que a marca apostará em smartphones e tablets com ecrãs dobráveis para atrair os clientes que procurem algo original.

O rumor não é novo - e na verdade acaba por ser uma daquelas previsões que vai sendo repetida, até que finalmente se concretize: o ano passado dizia-se que este lançamento poderia acontecer este ano; este ano diz-se que será para o próximo, etc. Mas, com a evolução da tecnologia, poderemos estar finalmente no momento em que estes ecrãs estejam aptos a ser utilizados em produtos comerciais, segundo os relatos de que a Samsung irá apresentar smartphones com ecrãs dobráveis já no início de 2017 na MWC.

Se tal se vier a confirmar será um excelente timing para a Samsung, que terá que competir com um lançamento especial da Apple. O próximo ano marcará o 10º aniversário do iPhone, e pensa-se que isso irá ser celebrado com um lançamento que marcará um novo salto qualitativo, com a adopção de ecrã AMOLED, e possivelmente outras grandes novidades - que até poderão incluir o abandono do característico botão físico do home, para permitir um dispositivo com uma parte frontal que seja quase 100% ecrã.

Para competir com tais expectativas, o lançamento de dispositivos flexíveis serviria como um excelente trunfo para a Samsung, que já comprovou que o mercado tem apetite por coisas "novas" (bastando olhar para o sucesso dos modelos "Edge"). Embora, tanto de um lado como do outro, existam riscos: o lançamento de uma nova tecnologia como os ecrãs flexíveis pode vir acompanhada de "defeitos" que sejam detectados apenas em uso real e em larga escala, prejudicando a reputação da marca; e do lado da Apple, as enormes expectativas que se geram em torno de cada novo modelo também acabam por ser sempre difíceis (impossíveis?) de concretizar, podendo deixar a sensação de "é só isto?"

Em 2017 saberemos... :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)