2016/08/06

Hack do GPS deixa jogador de Pokémon Go correr o mundo sem sair de casa


Hoje em dia não há jogo que não tenha que lidar com batotas, e o Pokémon Go não é excepção. Há no entanto quem se dê ao trabalho de criar sistemas tão complexos, que se tornam em autênticas obras de engenharia, como o deste hack de GPS - diferente dos habituais.

Falsificar o GPS não é uma técnica nova. Os jogadores de Ingress há muito que têm que lidar com batotas desse tipo, onde se utilizam programas que enganam o smartphone e permitem simular a sua localização em qualquer ponto do planeta. Mas o hack que vos trago hoje não faz qualquer batota no smartphone em si... optando por falsificar os próprios sinais do GPS!

O receptor GPS nos nossos smartphones determina a localização monitorizando as transmissões dos satélites em órbita e usando-os para triangular a sua posição. Este hack coloca o smartphone numa caixa isolada, e gera sinais idênticos aos dos satélites GPS, de forma a fazer com que o smartphone, para todos os efeitos, pense estar realmente em qualquer local à escolha - sem que tenha sido instalado qualquer app para fazer batota.

Claro que, para além do sistema não estar propriamente ao alcance de todos, continua a ser bastante fácil detectar este tipo de batotas. Bastará a Niantic prestar um pouco mais de atenção ao tipo de percurso que é feito pelos jogadores, e ver se algum deles não terá acordado em Lisboa e ido tomar o pequeno-almoço a Nova Iorque, antes de ir almoçar à Sydney, e posteriormente lançar em Paris. ;P


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)