2016/09/28

Notícias do dia

Os novos Pixel e Pixel XL da Google revelados por imagens oficiais; a Xiaomi apresentou os novos Mi 5s e 5s Plus; a BlackBerry vai deixar de fazer smartphones; Elon Musk já revelou como pretende colonizar Marte (e o resto do sistema solar); e os automóveis equipados com o HERE vão reportar automaticamente condições da estrada.

Antes de passarmos às notícias do dia, relembro que estamos a 8 dias do Pixels Camp (e que isso também significa que teremos um jantar AadM em Lisboa na próxima semana, fiquem atentos!) e que esta semana estamos a oferecer uma bracelete bluetooth com sensor de frequência cardíaca. Não deixem de participar, agora sim, as notícias:

Google inicia nova ofensiva na Índia



A Google não deixa que as dificuldades de entrar no mercado chinês a desanimem, e em vez disso reforça a aposta na Índia, mercado que potencialmente poderá vir a superar a China na próxima década, e onde tem encontrado maior receptividade para os seus produtos (não é por acaso que o Facebook também por lá vai estreando muitas das suas novidades).

Com o Google Station a Google quer facilitar o WiFi em locais públicos, alargando a área de operação das estações de comboio a cafés, lojas e tudo o mais; e sabendo que os dados móveis ainda são um bem precioso (e dispendioso) lançará a app YouTube Go, que permite ver vídeos offline e também escolher modos de baixa qualidade que indicam exactamente a quantidade de dados que irá gastar (a compressão de dados no Chrome também passará a poupar dados nos vídeos).

Esperemos que estas vantagens não fiquem limitadas à Índia durante muito tempo... pois também por cá seriam bem vindas.


LG desiste de usar ecrá OLED curvo no futuro G6



A LG tem-se distinguido nos televisores OLED, mas no segmento dos smartphones parece que irá continuar a ficar dependente dos LCDs enquanto a rival Samsung (que nos televisores se fica pelos LCD) vai dominando com os OLED.

A LG estava a considerar a utilização de um ecrã OLED com as margens curvas para o seu futuro topo de gama G6, mas a produção destes ecrãs parece ter revelado problemas adicionais e não permitem que tal seja feito nesta fase. Pelo que, o próximo G6 deverá manter-se pelos LCDs durante mais uma geração (bem que podiam adoptar um OLED plano, se a dificuldade estiver na parte "curva" do ecrã.)


Google Maps ganha secção dedicada para fotos de comida



Se pensam que mapas e comida são coisas que nada têm em comum, a Google discorda. No próximo Google Maps a app vai ganhar uma secção dedicada às fotos de comida quando se vê informação sobre um restaurante, de modo a separar as fotos dos pratos das fotos do estabelecimento em si (fotos quase sempre enviadas pelos próprios utilizadores).

Se por um lado percebo a vontade da Google em adicionar coisas a uma das apps que sabe que os utilizadores utilizam (ao contrário de um Google+ ou outra nova mais), por outro lado não posso deixar de ficar preocupado ao imaginar um Google Maps onde, qualquer dia, os mapas sejam a sua menor preocupação. ;P

(Também passa a ter uma secção para eventos - confirmando esses receios!)


Mozilla lança Memes a sensibilizar (e ridicularizar) proposta dos direitos de autor Europeia


A reforma dos direitos de autor na Europa não está a seguir pelo melhor caminho, e a própria Mozilla decidiu intervir criando alguns vídeos que relembram aquilo que se poderá vir a tornar ilegal caso a proposta avence: como a proibição de "memes" que contenham um qualquer elemento "protegido", e que deveriam estar ao abrigo das excepções.

É preciso fazer barulho e exigir mudanças nos direitos de autor, mas para melhor e não para pior!







Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)