O calor é um dos maiores inimigos das baterias de lítio, podendo reduzir drasticamente a sua longevidade; mas a Huawei criou uma nova geração de baterias que lida melhor com o calor.
O Huawei Watt Lab desenvolveu uma nova geração de baterias de iões de lítio para funcionar a altas temperaturas. Graças à utilização de aditivos combinados com cátodos estabilizados quimicamente conseguiram estabilizar a temperatura das baterias e melhorar a sua dissipação com recurso à utilização de grafeno, reduzindo a sua temperatura em 5ºC.
Pode não parecer muito, mas para aplicações em locais com temperaturas elevadas, esta diferença é a suficiente para duplicar o número de ciclos de carga que a bateria pode suportar.
Infelizmente, a tecnologia não parece ser, por agora, vocacionada para os smartphones. A Huawei refere aplicações como UPS, packs de baterias para a indústria, e também a utilização em automóveis eléctricos e até drones. Resta esperar que esta tecnologia possa ser adaptada às baterias dos smartphones para melhorar a sua prestação principalmente em termos de longevidade e capacidade de resistir às temperaturas elevadas.
Por: Luis Costa
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)