2017/02/04

NASA renova site de fotos da Terra captadas pelo DSCOVR


A NASA não tem falta de fotos do nosso planeta captadas pelos muitos satélites em órbita, mas agora apresenta-nos as fotos da câmara EPIC a bordo do DSCOVR de forma mais prática e acessível que nunca.

O DSCOVR é o satélite de observação da Terra que está posicionado no estratégico ponto de Lagrange L1, que lhe permite ter uma visão permanente do nosso planeta na sua face exposta ao Sol. É precisamente o mesmo satélite que já apanhou as espectaculares imagens da Lua a passar entre o Sol e a Terra.

Embora a câmara EPIC tenha apenas 4 megapixeis (2048x2048), tem a vantagem de ser uma câmara multi-espectral, captando imagens em 10 comprimentos de onda diferentes, dos 317 aos 780nm. A vantagem é que, para além de permitir recriar uma imagem em cores reais, tal como veríamos o nosso planeta, cada uma destas imagens permite obter dados específicos. Por exemplo, as imagens entre os 317 e os 340nm permitem avaliar a camada de ozono, enquanto nos 680nm indicam o estado da vegetação e plantas...


Para além de nos permitir explorar todas as imagens já captadas, o site da EPIC permite também alternar entre as imagens da Terra em cor real ou cor "melhorada", que aplica um processamento que facilita a visualização da massa terrestre sob as nuvens.

... Podem aproveitar para ver onde Portugal fica visto do Sol... e provavelmente ficarem surpreendidos com o facto da inclinação da Terra no (nosso) Inverno fazer com que Portugal fique quase "fora de vista". Embora isso seja algo bem conhecido, é outra coisa ver com os nossos próprios olhos! :)

Mudem as datas e vejam a diferença substancial no ângulo de exposição entre Junho e Dezembro.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)