2017/04/18

Notícias do dia

O MB Way jé permite levantar dinheiro no Multibanco sem cartão; a Google foi obrigada a "abrir" o Android na Rússia; a Apple parece ainda não ter decidido o design final do iPhone 8/X; os clássicos do Macintosh ficam disponíveis para todos através do browser no Internet Archive; e o Facebook promete actuação mais rápida após vídeo de assassinato "em directo".

Antes de passarmos às notícias do dia, fica a informação de que já temos novo passatempo do gadget desta semana, que desta vez vos pode valer um cabo micro-USB magnético.

Nova Iorque quer que Uber adicione gorjetas à sua app



A Uber tem tido uma posição completamente anti-gorjetas, mas em breve poderá ter que mudar de atitude - pelo menos em Nova Iorque. O conceito de gorjetas está profundamente enraizado na sociedade norte-americana, ao ponto de em muitos locais até se levar a mal se o cliente não deixar uma gorjeta com uma determinada percentagem, sendo que esse valor já está implicitamente calculado para o "ordenado" final. Isso também acontece nos táxis, e é por isso que Nova Iorque poderá em breve obrigar que a Uber adicione a possibilidade de adicionar uma gorjeta ao pagamento na sua app.

Penso que é uma medida que seria bastante positiva e que deveria ser implementada a nível global. Uma coisa é ter bom serviço e recompensar o condutor com "5 estrelas", outra com muito mais impacto seria mostrar esse apreço com mais alguns euros numa gorjeta directa ao condutor.


Samsung está a impedir utilização do botão do Bixby para outros fins?




A Samsung pode nem sequer ter o Bixby completamente finalizado a tempo do lançamento do Galaxy S8, mas parece não querer que os utilizadores usem o botão dedicado ao seu assistente para outras funções. Aparentemente, a Samsung está a lançar uma actualização que impede que o botão do Bixby possa ser reutilizado para outras funções, em resposta a algumas apps que já estavam a permitir que esse botão pudesse ser usado para outra coisa ao gosto do utilizador.

Ainda falta clarificar que será mesmo essa a intenção da Samsung (em vez de ser algo que se limita apenas aos modelos de alguns operadores), mas se for, é o tipo de atitude que raramente acaba bem. Deixem ser os utilizadores a decidir o que querem fazer com o smartphone que compraram... a maioria deles até acabará por nem alterar as coisas que vêm de origem.


"Find my Phone" ajuda a identificar ladrão que roubou 130 smartphones no Coachella



Seria de imaginar que hoje em dia, com as funções de bloqueio e localização dos smartphones, os ladrões já estivessem um pouco mais receosos de roubar smartphones, mas no popular festival Coachella nos EUA não foi o caso. Um ladrão já tinha conseguido roubar mais de uma centenas de smartphones, e embora as autoridades já estivessem de sobreaviso devido ao número elevado de queixas, foram as próprias vítimas que viriam a resolver o problema activando o "Find my Phone" e vendo que o movimento coincidia com o do ladrão.

... A sério que ainda existem ladrões que roubam smartphones e os deixam ligados? (Não que adiantasse muito desligá-los, pois de seguida teria que lidar com o código para os conseguir utilizar...)


Fim da produção da NES Classic faz disparar preços no Ebay



A decisão da Nintendo terminar a produção da bem sucedida NES Classic Mini deixou os fãs surpreendidos, mas há quem tenha muitos motivos para celebrar esta decisão: aqueles que se dedicam a vender estas consolas no Ebay.

A NES Classic já se tinha tornado numa espécie de raridade por ter esgotado imediatamente assim que foi lançada, e dando origem a preços inflacionados no Ebay, mas agora que a produção terminou, encontramos consolas à vendas por preços ainda mais absurdos, de $399.99 e até $499.99 - não esquecer que estamos a falar de uma consola que custa(va) $59.99.

Por estes valores, bem que poderiam montar uma verdadeira máquina arcade, com um Raspberry Pi a dar acesso a todo os jogos da NES e muitas mais consolas. Mas pronto... se quiserem ter uma NES Classic Mini, é tentarem apanhar uma nas lojas quanto antes, ao preço oficial. Mesmo que depois se arrependam, podem facilmente ganhar dinheiro vendendo-a ao dobro ou triplo do preço sem dificuldade.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)