2017/05/31

Notícias do dia

O iPhone 8 também poderá ter ecrã "recortado"; bug no MS Office faz surgir uma janela popup a cada hora; Google abandona desenvolvimento da Nik Collection; nova Sony a9 mostra o que vale o seu auto-focus; e a Google dá prémios apetecíveis a quem criar melhores apps para o Google Assistant.

Antes de passarmos às notícias do dia, esta semana temos mais uma nova mega-prenda que será do agrado de todos: um kit de iniciação com um Arduino e um monte de acessórios para todo o tipo de projectos. E sendo final do mês, é a altura ideal para aderirem ao nosso Clube AadM+ que ainda este mês ofereceu um Xiaomi Mi 6. :)

Novo malware descoberto em apps da Play Store clica em publicidade



Investigadores descobriram um novo malware que já foi instalado em milhões de Android, e que se dedica a simular cliques em publicidade nos smartphones das vítimas. Denominado "Judy", foi detectado em mais de 40 apps que no total terão entre 4 e 18 milhões de downloads, e que recorrem a técnicas criativas para escaparem à verificação automática da Google.

Depois de instaladas, estas apps encarregam-se de clicar em publicidade em páginas que são enviadas remotamente, certamente num serviço de "venda de cliques" que alguns sites poderão usar para aumentar as suas receitas com publicidade. A Google já removeu as apps com este malware, e também deverá fazer as devidas alterações no sistema de detecção para apanhar futuras tentativas idênticas.


Uzbequistão proíbe GTA, Call of Duty e mais umas dezenas de jogos



Há muito que lidamos com a questão dos jogos polémicos e da sua potencial influência nas pessoas; mas no Uzbequistão a coisa assume contornos mais extremos, com o país a proibir 34 jogos que são considerados indesejados por motivos variados: desde distribuir falsa informação sobre o país, a incentivar a violência ou "distorcer os valores culturais e espirituais".

Na lista encontramos jogos como  Grand Theft Auto: San Andreas (GTA), Call of Duty: Black Ops, Silent Hill, Resident Evil, Mortal Kombat, Doom e muitos outros. Talvez melhor que censurar o acesso a conteúdos, melhor fosse uma aposta na educação para que os seus cidadãos pudessem decidir por si próprios o que consideram adequado ou não; não?


LG lança mini projector laser



Enquanto não nos chegam ecrãs (verdadeiramente) gigantes a preços decentes, temos que recorrer aos projectores para o fazer. A LG adicionou à sua família um novo mini-projector ProBeam com tecnologia laser, que tem tamanho reduzido mas é capaz de projectar imagens com 2000 lumen e com uma diagonal de até 120".

Infelizmente é apenas Full HD (para estas dimensões já seria interessante ter 4K) e mesmo sendo mais em conta que outros modelos, ainda é brinquedo para custar 1500 dólares... Para além disso, vai sendo cada vez mais difícil conseguir sobreviver sem o contrastes e profundidade de cor dos televisores OLED... :)


Tribunais norte-americanos a favor dos tinteiros reutilizados



Contrariamente aos desejos das empresas, os tribunais norte-americanos consideraram que os direitos e patentes das mesmas cessam a partir do momento em que o produto é vendido. Isto vem permitir que as empresas que se dedicam a reciclar e encher tinteiros usados o possam continuar a fazer, para além de outros produtos noutras áreas.

... Ajudará a que os norte-americanos sintam que aquilo que compram passa a ser "seu", em vez de terem apenas o direito de utilização sobre algo que continua a ser controlado pelo fabricante. (Mas claro, os fabricantes já ameaçam com o aumento dos preços dos produtos...)


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)