2017/06/30

Notícias do dia

iPhone faz 10 anos; o OnePlus 5 vê-se envolvido em polémica com o "jelly scrolling"; o Drone solar Aquila do Facebook aterra finalmente sem se partir; a Xiaomi apresentou o projector Laser Full HD €1290; e a Alemanha aprova "lei Facebook" que obriga as redes sociais a removerem conteúdos em 24h ou arriscarem multas de até 50 milhões de euros.

Antes de passarmos às notícias do dia, relembro que o nosso meeting mensal de Junho é já amanhã; que esta semana estamos a oferecer uns micro auriculares Bluetooth com cancelamento de ruído - e que também temos dois exemplares de livros FCA para dar.

Uber mostra novos camiões autónomos sem LIDARs polémicos



A Uber continua em guerra nos tribunais com a Waymo, enfrentando acusações de ter roubado tecnologia referente aos LIDARs (os scanners laser que permitem mapear o mundo em 3D em alta-resolução, essenciais para a condução autónoma) mas para evitar atrasos ou complicações, mostrou os seus novos camiões autónomos que abdicam dos anteriores LIDARs e recorrem a soluções comerciais da Velodyne.

Certamente esperam que, tratando-se de um produto comprado, fiquem completamente à margem de todo o processo que decorre nos tribunais... mesmo sendo uma opção que também não terá ficado nada barata (cada um destes LIDARs pode custar 75 mil dólares.) Mas... é sempre relativo: se o processo nos tribunais acabar por custar uns milhões, até são uma pechincha! :)




Fidget Spinners com Bluetooth estão a explodir



Não são spinners da Samsung (que se saiba) mas também parecem sofrer do mesmo mal que o malfadado Galaxy Note 7. Alguns spinners que também acumulam funcionalidade de colunas bluetooth têm tido propensão para explodir e incendiarem-se enquanto estão a ser recarregados.

Se tiverem algum destes spinners será recomendável deixarem de os utilizar - ou pelo menos, nunca os recarregar sem que os mantenham debaixo de vigilância atenta. Pelo (pouco) que sei dos spinners, os spinners com LEDs deverão ser seguros, uma vez que usam pilhas de relógio e não são recarregáveis. Ainda assim... o melhor será optar pelos modelos sem LEDs nem pilhas nem baterias... que assim só se arriscam a que os rolamentos possam encravar, mas sem incendiar nada.


Dubai prepara carro patrulha robótico



No Dubai não faltam projectos megalómanos, sendo que um dos últimos visa simplificar o trabalho da polícia com pequenos carros patrulha robotizados, que podem percorrer as ruas de forma autónoma. Com os seus sensores e câmaras, estes carros podem identificar automaticamente pessoas por onde passam, e nem sequer falta um pequeno drone que o próprio carro pode utilizar para espreitar locais que de outra forma seriam inacessíveis.

... O que se segue, um Robocop?





Uber atinge as 5 mil milhões de viagens



Indiferentes à polémica, os clientes da Uber continuam a usar o serviço um pouco por todo o mundo, e no passado dia 20 de Maio, a empresa atingiu o bonito número de 5 mil milhões de viagens.

Poderia ser um caso celebrado com um dos outrora populares "você foi o cliente 1 milhão!" (neste caso, 5 mil milhões) mas a questão é que isto acontece com mais de 150 viagens que se iniciaram em simultâneo no mesmo minuto, em 24 países em seis continentes. Curiosamente, nestas viagens encontrava-se um motorista que estava a fazer a sua primeira viagem ao serviço da Uber, e também seus clientes que estavam a usar a Uber pela primeira vez.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)