2017/06/08

Notícias do dia

A Amazon acaba com cloud ilimitada; a Apple adiciona WebRTC ao Safari e WebKit e facilita acesso ao HomeKit; o popular Nova Launcher ganha funcionalidades do Android O; a Honda diz que terá carros 100% autónomos em 2025; e Hackers russos usam Britney Spears para comunicar com malware.

Antes de passarmos às notícias, não se esqueçam que já temos livro FCA escolhido para oferecer esta semana, o Segurança Prática em Sistemas e Redes com Linux.

Novo iMac 4K vem com CPU e RAM substituível


O processo de trocar algo num iMac nunca foi simples, mas tornou-se impossível quanto a Apple começou a lançar modelos com componentes como o CPU e RAM soldados directamente na motherboard. Mas o novo iMac revela uma mudança de filosofia, pois voltamos a ter componentes em sockets que permitem a sua actualização no futuro (que continua a ser trabalhosa, pois implica tirar o ecrã fora).

O iFixit já desmontou um iMac 4K de 21.5" e descobriu que voltamos a ter as memórias montadas em dois sockets SO-DIMM, e que também o próprio CPU usa o habitual socket LGA 1151. Ficam assim abertas as portas para potenciais futuros upgrades... para quem estiver disposto ao trabalho que isso dá.


Facebook vai ceder informação sobre localização e movimentação de pessoas após tragédias naturais


Bem sabemos a imensa quantidade de dados que empresas como o Facebook recolhem sobre os utilizadores, mas desta vez trata-se utilizar essa informação para o bem comum. Em caso de tragédias naturais, o Facebook vai disponibilizar informação sobre a localização e movimentação de pessoas às equipas de apoio, para que seja mais fácil coordenar esforços e enviar auxílio para onde ele será mais necessário.




OnePlus mostra nova imagem do OnePlus 5



O OnePlus 5 vai ser apresentado a 20 de Junho mas a OnePlus não consegue evitar ir mandando umas imagens cá para fora para ir gerando ansiedade para o seu novo smartphone. A última imagem mostra-nos uma perspectiva que permite ver um sistema de antenas disfarçado perto das arestas, idêntico ao que a Apple utilizou no iPhone 7 e que desde então se tem popularizado, e a câmara dupla que será ligeiramente saliente.

Sem dúvida que o OnePlus 5 terá muito bom aspecto... mas o pronto crítico, como temos referido repetidamente, será o seu preço.


Leitores Blu-ray 4K da Oppo são os primeiros com Dolby Vision HDR



Depois do 4K a moda que se segue são os conteúdos HDR, e a Oppo é a primeira empresa a fazer o que já tinha prometido o ano passado: ter os primeiros leitores Blu-ray Ultra HD com Dolby Vision HDR, por via de uma actualização para os seus UDP-203 e UDP-205.

Infelizmente, serve também para nos lembrar os motivos pelo qual o streaming se vai sobrepondo ao investimento em leitores e discos físicos, pois o Blu-ray continua a ser a confusão do costume, e neste caso teremos que lidar com diferentes variedades de HDR, pelo que poderemos ter filmes com HDR que não podem ser vistos nestes leitores, por não usarem o Dolby Vision HDR mas sim outro formato HDR.

... E um dia destes acontecerá o mesmo com conteúdos high-frame-rate... podem acreditar nisso...


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)