2018/01/19

Notícias do dia

AI da Alibaba e MS já supera humanos em testes de leitura e compreensão; Redmi 5 ganha suporte para LTE 20 800MHz; HTC escolheu CPU com 2 anos para o U11 Eyes; Instagram passa a mostrar quando estiveram online (e como desactivar); Huawei carrega 48% de bateria em apenas 5 minutos; e criadores do The Man From Earth colocam novo filme no Pirate Bay.

Antes de passarmos às notícias de hoje, não deixem de participar no passatempo que te pode valer uma lâmpada LED flamejante.

Menos de 10% dos utilizadores Google usam autenticação 2-factor



A suspeita de que poucos utilizadores se preocupam seriamente com a sua segurança digital acaba de ser confirmada pela Google, com a revelação de menos de 10% dos utilizadores com contas Google utilizam a autenticação 2-factor - algo essencial para manterem a segurança das mesmas e não bastar uma password comprometida para potencialmente perderem tudo.

Considerando que também temos apenas 12% dos norte-americanos a usarem gestores de passwords, facilmente se constata que estamos perante uma verdadeira receita para o desastre, com a esmagadora maioria da população a ser presa fácil para todo o tipo de abusos digitais.


Android Wear 2.8 ganha fundo preto e melhores notificações



O Android Wear não tem tido o sucesso desejado (faltam smartwatches de qualidade a preço reduzido) mas a Google felizmente não se tem esquecido desta plataforma. Com a mais recente versão 2.8 a Google decidiu finalmente usar fundos completamente pretos em vez de cinzentos (os ecrãs OLED agradecem a poupança de bateria) e também notificações que prometem ser mais "visíveis".

Ainda não se sabe muito bem o que é que isso representa em concreto, mas espera-se que seja alguma forma que permita ver mais do conteúdo da notificação, dispensando a necessidade de clicar nela para se espreitar informação adicional.


Itália também quer satisfações sobre iPhones lentos e saber se a Samsung faz o mesmo



A Apple já prometeu um iOS que permitirá desactivar a lentidão dos iPhones mas em Itália o regulador quer que a Apple e a Samsung esclareçam a situação quanto a potenciais medidas que propositadamente tornem os seus smartphones mais lentos e prejudiquem os consumidores.

Parece que finalmente a velha questão das lentidões ganhou o protagonismo que há muito merecia - e que os utilizadores meramente se resignavam em aceitar como sendo algo "normal" - e agora não há volta a dar; os fabricantes vão ficar sujeitos a controlo bem mais apertado quanto a essas potenciais habilidades.


Transição dos headphones com ficha de 3.5mm para BT tem sido "uma confusão"



O tempo em que se podia ligar qualquer headphone a qualquer smartphone é infelizmente uma coisa do passado, e o abandono da ficha de 3.5mm traz-nos agora um panorama desolador onde temos headphones Bluetooth que podem trabalhar com uns modelos mas não com outros, e que obrigam os consumidores a saberem distinguir entre coisas como BT 4.0, 4.1 e 5.0, e codecs como o AAC, AptX HD, e LDAC.

... E ainda por cima, não nos podemos esquecer que estes headphones "sem fios" continuam a precisar deles para serem recarregados...

Pior ainda (para mim), é tentar imaginar que daqui por mais 20 ou 30 anos provavelmente poderei continuar a usar os meus headphones do século passado, mas todos os que tiverem sido comprados esta década já não puderem ser usados com nenhum equipamento da altura.



Curtas do dia


Resumo da madrugada

2 comentários:

  1. O segundo factor de autenticação acaba por não oferecer assim tanta mais segurança na prática, já que o único método existente que oferece alguma protecção é o FIDO U2F cujo suporte é miserável a nível de equipamentos e encontrar aparelhos FIDO U2F nas lojas é impossível (ou quase) pelo menos em Portugal... e baratos então é que não existe mesmo com o mínimo de qualidade (resistente às quedas, água...) nem sequer na Internet... lembrem-se que é necessário pagar os portes e por vezes dependendo de onde vêm ainda alfândega.

    A ficha dos auscultadores 3.5mm estar a desaparecer é culpa dos clientes, se não comprassem modelos sem a ficha que remédio teriam os fabricantes se não voltar a colocar nos modelos novos essa ficha... mas se a Apple se consegue safar então os outros também tentam, e além disso muita gente não gosta e não quer de maneira alguma utilizar auscultadores com fios.

    ResponderEliminar
  2. Segundo factor da Google uso desde que surgiu e acho muito bom.

    ResponderEliminar