2018/03/12

Android Wear vai passar a Wear OS?


Parece que a Google está a preparar a remodelação da "marca" Android Wear, desprendendo-a do Android e tornando-a mais generalista, como Wear OS.

A plataforma Android Wear não tem tido o sucesso que a Google desejaria, estando actualmente a ser mais promovida por marcas de moda do que por empresas tecnológicas, podendo ser esse um dos motivos pelo qual a Google estará a preparar algumas alterações.

Segundo referências encontradas no Android P e nos serviços Google Play, o Android Wear deverá passar a Wear OS - uma designação que poderá não só significar um reforço da aposta da Google nesta plataforma... como uma preparação para outras classes de dispositivos a lançar no futuro.


A designação Android Wear poderia ser "correcta", mas simultaneamente podia dar a entender que estes dispositivos só funcionassem com equipamentos Android, o que não é correcto. Nada impede um smartwatch Android Wear de ser usado em conjunto com um iPhone (embora com funcionalidades reduzidas, que agora são minimizadas graças à capacidade de se poder aceder à Play Store e instalar apps directamente a partir do smartwatch).

Mesmo que nada mude, a simples mudança de nome para Wear OS poderá ajudar a ultrapassar essa ideia de que estes smartwatches só funcionam com smartphones Android... sendo que ao mesmo tempo relembra que este sistema / plataforma poderá expandir-se muito para além dos smartwatches.

Para os mais optimistas, talvez possa ser um sinal de que está para breve a chegada de mais dispositivos wearables que ajudem a expandir a gama de produtos Wear OS, que vão desde a roupa inteligente a uma eventual nova geração de óculos "Google Glass" que, desta vez, estejam aptos para serem comercializados.


Actualização (15/3): já é oficial.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)