2018/03/02

Galaxy S9 mantém limite de 5 minutos a gravar vídeo 4K a 60fps


O novo Galaxy S9 pode ser um dos melhores smartphones da actualidade, mas continua a manter uma estranha limitação de 5 minutos de gravação de vídeo 4K a 60fps (e de 10 minutos en 4K a 30fps).

Esta limitação dos 5 minutos de vídeo 4K é algo que também já tem acontecido noutros Galaxy S (desde o S5, quando começaram a gravar vídeo 4k) e outros smartphones Android, e ainda não há consenso quanto ao que estará na sua origem. Uns dizem que é para evitar aquecimento excessivo (o que não me parece ter lógica nesta geração de produtos), outros avançam com uma explicação que me parece ser mais lógica, de que tem por objectivo garantir que os ficheiros de vídeo ficam com menos de 4GB para poderem ser facilmente copiados para dispositivos com FAT32 - algo que também explica porque, nalguns smartphones se pode gravar mais tempo (por exemplo, 20 minutos) mas terminando o vídeo quando chega aos 4GB de tamanho.

Seja como for, é um factor a ter em conta caso estivessem a considerar a compra de um Galaxy S9 para gravar "longas-metragens" em 4K a 60fps. Aparentemente poderão fazê-lo, usando outra app de vídeo que não a da Samsung - se bem que também há relatos de quem diga ser capaz de gravar vídeos mais longos usando a app de origem, mas com os ficheiros a ficarem partidos em blocos de 4GB.

Uma vez que nos iPhones não há qualquer limitação de tempo de gravação de vídeo 4K@60 (até que se acabe o espaço livre), este já começa a ser mais um dos argumentos usados para criticar o S9... E imagino o que seria se a Samsung tivesse optado por um ecrã recortado à iPhone X, como outras marcas (Asus, Huawei) têm feito.

6 comentários:

  1. Também há outra limitação no mínimo estranha: o super slow motion a 960 fps (e 720p) está limitado a 0,2 segundos de gravação, que depois passados a 960 fps ficam com 6 segundos. Não dá mais!

    ResponderEliminar
  2. Tenho um z3 que grava em 4k aqui não há um limite fixo , e a mensagem que aparece e que devido a sobreaquecimento a câmara vaise desligar... No meu caso penso que seja mesmo isso visto que tenho tempos maiores de inverno e menores de verão

    ResponderEliminar
  3. Alguém sabe qual é o limite no caso do Sony XZ premium? o slow motion também funciona desta forma?

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem filma 5min ININTERRUPTOS é um utilizador point-and-shoot/siga-que-é-4K/olha-que-lindo-que-é-a-erva-a-crescer... Quem filma para fazer algo mais planeado, nunca, ou quase nunca, faz um take de 5min..., e faz pos-produção, logo isto não passa de mais um caso que não o é.
      Lembram-se das CAMs e SLRS que filmavam 29min, ou 10min? Aí era a mania das Zonas e das políticas de importação, mais do que esses tempos de REC eram logo taxados como gravadores de imagem e som...

      Eliminar
    2. Nem sempre. Ha situações onde isso (gravar clipes superiores a 5 minutos) faz toda a diferença. Como por exemplo gravar um concerto (meu, não de um qq artista estando na plateia, entende-se) para estudo e/ou promoção.

      Eliminar