2018/03/02

Notícias do dia

Já seleccionamos os melhores smartphones do MWC 2018; o Light Phone está de regresso com um novo modelo minimalista; o Galaxy S9 mantém limite de 5 minutos a gravar vídeo 4K a 60fps; AI descobre como ganhar no jogo Q*bert usando um bug; a Amazon tira fotos das encomendas entregues à porta dos clientes para validar que foram entregues; e os smart Hubs e lâmpadas inteligentes podem deixar utilizadores em risco.

Antes de passarmos às notícias, não se esqueçam que já temos novo passatempo semanal, que te poderá valer um dos novos sensores de temperatura e humidade com display da Xiaomi; e também temos alguns livros C# da FCA para oferecer.

GitHub enfrentou ataque DDoS de 1.35Tbps



O alerta de que estariam iminentes os maiores ataques DDoS de sempre por via da amplificação via memcached estava dado, e não demorou para que a ameaça se concretizasse: o GitHub enfrentou um ataque de 1.35Tbps - o maior de sempre até à data.

O site ficou com serviço irregular e esteve inacessível durante vários minutos, mas a resposta foi rápida e igualmente eficaz, conseguindo aguentar (dentro do possível) o ataque. O assustador é que devido ao tal factor de amplificação via memcached, ataques como este - e potencialmente muito maiores - passam a estar acessíveis a grupos que, até este momento, não teriam capacidade para fazer ataques a esta escala. Suspeito que as coisas não se fiquem por aqui e que em breve se tenham mais relatos idênticos (e que poderão não ter capacidade para resistir da mesma forma que o GitHub.)


Apple na liderança dos wearables com o Apple Watch



O segmento dos smartwatches Android tem passado algumas dificuldades, mas a Apple não tem sentido isso. O Apple Watch continua a ser um produto de sucesso, sendo que o aumento substancial das vendas no último trimestre de 2017 fez com que a Apple passasse para a liderança da tabela dos werables, ultrapassando a Fitbit.


Em termos anuais, a Apple vendeu 17.7 milhões de Apple Watches, face aos 15.6 milhões da Xiaomi e 15.4 milhões da Fitbit.


Strava adiciona opção para não constar no polémico heat map de actividade



A popular app de tracking de actividade física Strava viu-se no centro das atenções no início do ano, quando o seu mapa "anonimizado" de actividade revelou a localização exacta de bases secretas, mas vem finalmente resolver o problema com uma nova opção que permite aos utilizadores não partilharem os seus dados para este efeito.

Estranhamente, em vez de destacar esta opção, surgiu de forma bastante discreta e que passará despercebida à maioria dos utilizadores. (Bem, também é certo que a maioria dos utilizadores não terá problemas em partilhar estes dados - mas para os que tiverem, será uma questão de darem um salto às definições de privacidade da app e dizerem que não querem os vossos dados revelado na net.)


Instagram prepara chamadas de voz e vídeo




Se achavam que o Facebook já tinha copiado coisas a mais do Snapchat para o Instagram, eis que parece ficar demonstrado que (ainda) não é o caso. Uma análise à app do Instagram revela icons curiosos que parecem indicar que o Facebook se prepara para adicionar chamadas de voz e de vídeo ao Instagram.

Seria uma alteração significativa - que não sei se seria muito bem recebida pelos fãs do Instagram - mas que colocaria ainda mais pressão sobre o Snapchat, que desde a sua última alteração do interface, tem tido uma quantidade significativa de utilizadores descontentes.

... Por outro lado, também o Instagram tem estado a lidar com a fuga de utilizadores para o Vero; pelo que, transformá-lo em mais uma app de chamadas, poderá ter como efeito acelerar ainda mais essa fuga. A ver vamos...


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)