2018/03/01

Notícias do dia

O novo Galaxy S9 tem o melhor ecrã de sempre, e comprova a evolução dos AMOLED nos últimos anos; passeamos num Porsche Panamera conduzido por um smartphone; a OnePlus também se deverá render ao ecrã recortado no OnePlus; a Google / Waymo partilharam um passeio a 360º num carro autónomo; a Google disponibilizou curso gratuito de Inteligência Artificial; e uma nova técnica de amplificação permite ataques DDoS numa escala nunca antes vista.

Antes de passarmos às notícias, não se esqueçam que já temos novo passatempo semanal, que te poderá valer um dos novos sensores de temperatura e humidade com display da Xiaomi; e também temos alguns livros C# da FCA para oferecer.

Câmara do Galaxy S9 ultrapassa Pixel 2 e fica no topo do DxOMark




Para além do melhor ecrã de sempre, o Galaxy S9 parece estar com vontade de ficar também no topo da tabela no que diz respeito às câmaras, conseguindo atingir os 99 no DxOMark e superando o anterior modelo de referência: o Pixel 2 da Google.


Não se pode dizer que seja inesperado, considerando que nestes modelos de topo as marcas se esforçam continuamente por se superarem mutuamente, e a surpresa é quando um novo smartphone não consegue passar para o topo da tabela - se bem que também sabemos que isso é algo que vai sendo cada vez mais complicado, face às limitações dos próprios componentes.

... Fica agora o desafio lançado, para saber se a aposta nas 3 câmaras por parte da Huawei para o seu próximo topo de gama - o P20 - vai resultar em melhorias que lhe permitam ultrapassar estes concorrentes (o facto do Mate 10 Pro estar ali bem posicionado faz-nos esperar que sim.)


Novos smartwatches da Fitbit vão ter inspiração Pebble?



A aquisição da Pebble parece estar finalmente a começar fazer-se notar na Fitbit, que está a preparar novos smartwatches que não escondem algumas influência dos defuntos Pebble.O objectivo será tentar regressar aos sucessos - depois de uma recepção fraca do seu Fitbit Blaze, e isto numa altura em que também vão começando a chegar ao mercado alguns smartwatches Android Wear a preços bastante mais convidativos.

No entanto, não nos podemos esquecer que neste campo dos wearables, um dos factores principais - mais que as suas características técnicas - é terem "algo" que faça com que o mercado os deseje... Resta saber se a Fitbit o conseguirá fazer nestes novos modelos.


Hangouts Chat sai de beta para competir com o Slack



A Google não tem falta de plataformas de chat (muito pelo contrário, começa a ser difícil saber quantas existem), mas agora passa a ter mais uma. O Hangouts Chat deixa de estar em fase beta, assumindo-se como a alternativa ao Slack para utilização por equipas em ambientes profissionais / empresariais.

No entanto, falha logo no ponto em que não está disponível para utilização gratuita (como o Slack disponibiliza), sendo necessário ter uma conta G Suite - que começa nos 4 euros por utilizador por mês.


Europa quer conteúdos ilegais removidos dos sites no prazo de 1 hora



A União Europeia quer dar mais um passo no sentido de combater a proliferação de conteúdos  ilegais e indesejados, e para isso tenciona avançar com a exigência de que as plataformas online sejam obrigadas a remover esses conteúdos no prazo de 1 hora após terem sido detectados.

A ideia é rapidamente remover conteúdos terroristas (ou outros) antes que possam chegar a um número significativo de pessoas; mas o problema é que bem sabemos que existe sempre o reverso da medalha, e que sistemas deste tipo poderão ser facilmente abusados para potencialmente remover conteúdos que deveriam manter-se visíveis.

... Estou para ver como é que qualquer plataforma terá capacidade para verificar e validar estes pedidos de remoção se começarem a surgir milhares deles por hora... (o mais certo é simplesmente removerem, para não se arriscarem a levar potenciais multas... e depois vão lidando com as queixas e reclamações dos casos que não deveriam ter sido removidos... algo que já não lhes custa dinheiro).


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)