2018/03/13

Notícias do dia

Com as suas três câmaras, o Huawei P20 Pro poderá custar €900; Elon Musk diz que foguete "BFR" poderá voar já em 2019; app Calendar 2 para Mac tentou gerar criptomoedas mas já desistiu da ideia; o iFixit revelou os detalhes da câmara de abertura variável do Galaxy S9; e há quem trabalhe para criar uma Internet descentralizada à prova de censura e verdadeiramente livre.

Antes de passarmos às notícias, não se esqueçam que já temos novo gadget para vos oferecer esta semana: um carregador de isqueiro Roidmi 3S da Xiaomi, com Bluetooth e emissor FM.

Apple compra "Netflix" das revistas digitais



As revistas podem já não ter a popularidade de outros tempos (quando eram uma das melhores formas para nos mantermos informados sobre os temas de interesse) mas isso não impede que continuem a existir; e a Apple acha que ainda são um produto com futuro, tendo comprado o serviço Texture que dá acesso ilimitado a uma variedade de revistas digitais mediante o pagamento de uma única subscrição, o que faz com que seja equiparada à "Netflix das revistas".

Falta agora saber se os planos da Apple passam por criar um serviço unificado que dê acesso a todas estas vantagens (por exemplo, espaço iCloud, Apple Music, revistas, filmes, e séries) ao estilo do que a Amazon tem feito com o serviço "Prime"... ou se continuará a manter todos os serviços separados.


Apple já deixa fazer cabos Lightning - ficha de 3.5mm


A Apple actualizou as regras do seu programa MFi (Made for iPhone) e passa a permitir que os fabricantes de acessórios autorizados possam criar cabos "lightning - ficha de 3.5mm" que permitirá ligar iPhones e iPads directamente a entradas de áudio tradicionais sem necessidade de um dongle.

Além disso também passa a ser possível usar portas USB-C nos acessórios MFi, coisa que até ao momento não era permitido fazer, vá-se lá perceber porquê... Mas, para que não se pense que os impedimentos misteriosos desapareceram, continua a ser proibido fazerem cabos USB-C - Lightning. Pelo que, cabos destes, oficiais... só mesmo da Apple (por enquanto).


Apple prepara novo MacBook e iPad mais barato



Boas notícias para os fãs da Apple que acham que os actuais produtos estão demasiado caros. Vão aumentando os rumores de que a Apple está a preparar o lançamento de um MacBook mais barato (nos $799-$899) que ficará posicionado abaixo do actual Air ($999) e que permitiria atrair um maior segmento de mercado (aqueles que não podem, ou não querem, gastar mais de $1000 num portátil).

Não menos importante, mas já esperado, é que deverá estar prestes a chegar um iPad económico até Junho - embora neste momento as atenções se centrem sobre a actualização dos iPad Pro na segunda metade do ano; modelos que deverão adoptar o Face ID estreado no iPhone X e que potencialmente também poderão dispensar as margens, o que os tornaria em modelos visualmente impressionantes.

... Quer isto dizer que devem estar para surgir boas oportunidades para apanhar um iPad a preço reduzido. Nos EUA já há lojas a vender os iPads actuais a $249.


X Prize Foundation anuncia prémio para criação de avatar robótico



Os actuais robots de telepresença podem ser descritos como um "iPad em cima de um Segway" mas a X Prize Foundation quer remodelar isso e incentivar a criação de uma verdadeiro avatar robótico que permita a uma pessoa "estar remotamente" noutro local e interagir com objectos como se estivesse mesmo lá.

Algo que é inspirador (já imaginaram o que será poderem visitar qualquer ponto do planeta, alugando um "robot de turismo" para por lá andarem a passear)... mas também preocupante (se imaginarmos esquadrões robot a irem para a guerra, controlados por soldados que nem têm que sair de casa para os controlar)...  Mas, para isso teremos que ver se este prémio é melhor sucedido que o anterior Lunar X Prize, que chegou ao fim do prazo sem que nenhuma das equipas conseguisse efectivamente fazer chegar um rover à Lua.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]