2018/04/10

Notícias do dia

Huawei P20 Pro afinal tem estabilização óptica nas 3 câmaras; o smartphones ZTE Iceberg tem ecrã com notch duplo; Redmi Note 5 Pro recebe LineageOS 15.1 (não-oficial); IKEA lança colunas bluetooth Eneby; o futuro Kirin 980 já bate recordes no AnTuTu; a Apple poderá estar a preparar um iPhone com 3 câmaras para 2019; e os filtros automáticos nos uploads que estão a ser pedidos na Europa são mais um preocupante passo na censura da internet.

Antes de passarmos às notícias em destaque hoje, relembro que já temos novo gadget semanal para vos oferecer: uma luz nocturna Xiaomi Mijia com sensor de movimento.

Hackers removem vídeo mais visto do YouTube




Demonstrando que ninguém está imune, hackers conseguiram remover temporariamente o vídeo mais visto de sempre no YouTube - o Despacito, que nesta altura já conta com mais de 5 mil milhões de visualizações - assim como trocar as imagens de ilustração dos vídeos e as descrições de diversos outros artistas populares: Chris Brown, Shakira, DJ Snake, Selena Gomez, Drake, Katy Perry e Taylor Swift. (A imagem, da série Casa de Papel da Netflix, foi bem escolhida... :)

Falta agora determinar qual a origem desta falha, que provavelmente estará associada ao serviço Vevo... sendo que não seria de surpreender que tivesse sido mais um caso de uma password do estilo "password1234"! ;P


Dex Pad chega a 13 de Maio por $99.99

A Samsung continua a investir na utilização do smartphone como computador traidiconal para uma experiência "desktop" e para isso está prestes a lançar a nova Dex Pad - uma base onde se pode instalar um Galaxy S9, S8 ou Note 8, e que conta com duas portas USB adicionais e HDMI, para que se possa ligar um monitor, rato e teclado.

Poucas são as apps Android optimizadas para serem usadas desta forma, mas a pouco e pouco pode ser que isso vá mudando... Outro aspecto curioso: esta base conta com ventoinha para manter o smartphone "fresco" - pelo que, pelo menos nesse aspecto, aproxima-se mesmo dos computadores tradicionais! :)


Firefox, Chrome e Edge preparam-se para um futuro sem passwords



A W3C e a FIDO Alliance anunciaram a oficialização do WebAuthn, um novo standard aberto para lidar com o processo de autenticação dos utilizadores e que permitirá dispensar as passwords tradicionais e garantir a segurança dos acessos. Ao estilo do que alguns browsers e serviços já permitem (por exemplo, a Google com as chaves de autenticação FIDO), a ideia é que se torne mais comum e standard poder usar uma chave USB para validar a identidade num browser.

Por agora só o Firefox suporta o WebAuthn, mas o Chrome e Edge também irão aderir e adicionar esse suporte em breve, sendo de esperar que também a Apple o faça no Safari (já que faz parte do grupo de trabalho que criou este standard).


LG apresenta G7 ThinQ a 2 de Maio

Agora é oficial: a LG Vai revelar o seu novo topo de gama - o G7 ThinQ - no próximo dia 2 de Maio em Nova Iorque (com evento adicional a 3 de Maio na Coreia do Sul). Para além de seguir as tendências "full screen" do momento, com recorte do ecrã no topo, este modelo deve contar também com um botão dedicado para acesso às funções AI ao estilo do botão Bixby nos Samsung.

A nível das características teremos um Snapdragon 845 e pelo menos 4GB de RAM na versão base, mas o ponto crítico que interessa conhecer é apenas um: qual será o preço a que a LG o irá fazer chegar ao mercado?

... Esperemos que venha a replicar a fórmula da Asus, que vai disponibilizar o seu Zenfone 5Z com preço a começar abaixo dos 500 euros...


Curtas do dia


Resumo da madrugada

1 comentário:

  1. Quer-me parecer que os tais hackers apenas têm bom gosto musical. :)

    ResponderEliminar