2018/04/17

Notícias do dia

O serviço mytaxi chega ao Porto com descontos de 50%; a app nacional FareTrip compara preços da Uber, Cabify, Taxify e MyTaxi; a Anker Eufy EverCam é uma câmara de vigilância sem fios com autonomia para 1 ano; espreitamos uma Mochila painel solar por €28.98; o Google Sheets ganha gravação de macros; e código PIN de 6 dígitos já não chega para manter um iPhone seguro.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de escolher o livro FCA que consideras mais apetecível, pois teremos exemplares do livro mais votado para oferecer ao longo desta semana.

Facebook falha ao tentar clarificar que dados recolhe sobre não-utilizadores



O Facebook foi criticado por também recolher informação sobre quem não é utilizador da plataforma (e portanto, não deu qualquer consentimento) quando visita qualquer página que contenha um bitão de like do Facebook e Mark Zuckberg prometeu que iria dar mais informações sobre isso. Infelizmente, a resposta oficial do Facebook limita-se a fazer uma explicação básico do processo e não aborda a verdadeira questão - dos chamados "shadow profiles".

Estes Shadows Profile são os perfis que o Facebook criar sobre utilizadores "desconhecidos", que podem nunca se ter registado na plataforma ou serem utilizadores que não fizeram ainda login; e que mesmo assim continuam a ser seguidos e analisados. Isto é, mesmo que um utilizador nunca tenha visitado o Facebook, isso não impede que o Facebook saiba que ele gosta de visitar páginas de sites de notícias, ou de determinada banda de música, etc. etc. e daí inferir a sua idade, sexo, etc. e continuar a direccionar-lhe publicidade direccionada.


Intel e MS vão usar GPU para detectar malware em memória



Será um pouco ridículo ter chegado a um ponto em que não podemos confiar no que os CPUs estão a fazer, mas mais ridículo será que parte significativa dos seus recursos sejam gastos a verificar se não existe nenhum processo malicioso a correr. Para minimizar esse impacto, a Intel e a Microsoft vão transferir a verificação dos processos em memória do CPU para o GPU.

Com isto, esta verificação que normalmente poderia ocupar cerca de 20% do CPU passa a ser feita pelo GPU, que passa a maior parte do tempo desocupado, reduzindo a taxa de utilização do CPU para apenas 2%.

... A este ritmo, qualquer dia teremos blocos do CPU dedicados a fazer o scanning anti-malware, e depois blocos adicionais para garantir que o bloco anti-malware não está, ele próprio infectado... :P


Google Maps está a ser invadido por empresas falsas



A Google está a ser assolada por uma vaga de empresas e serviços falsos a surgirem no Google Maps e não tem sido capaz de as combater. O Google Maps continua a depender dos utilizadores para inserirem e corrigirem dados de empresas e locais, mas esse sistema tem estado a ser abusado por grupos que criam empresas fantasma (mas com todos os dados, e até fotos e reviews, igualmente falsas) que tentam enganar os incautos que acharem que merecem credibilidade por estarem no Google Maps e terem "boas avaliações".

Esperemos que a Google comece a levar este problema a sério... sob pena de, em pouco tempo, muitos utilizadores perderem a confiança daquilo que vêem no Google Maps.


Tentativa da Rússia para bloquear Telegram bloqueia 2 milhões de IPs da Amazon e Google



Bloquear o acesso ao Telegram na Rússia está a revelar-se mais complicado do que o governo imaginaria. Uma vez que o Telegram utiliza a cloud da Amazon, o Governo russo tem estado a bloquear o acesso a milhões de IPs da AWS, interferindo com milhares de sites e serviços sem qualquer relação com o Telegram.

... Para tornar o caso ainda mais caricato, o Telegram continua a estar funcional no território sem que seja necessário recorrer a VPNs. Parece que a Rússia terá que contactar a China para receber umas dicas sobre como implementar uma "grande muralha" de censura mais eficaz.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]